Conselho terá composição paritária entre o poder público e a sociedade civil e será integrado por 28 membros

Plenário recebe projeto que cria Conselho Estadual LGBT

Na Reunião Ordinária, também foram comunicados os membros das comissões que vão avaliar indicações para órgãos públicos.

28/06/2017 - 18:04

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (28/6/17), mensagem do governador Fernando Pimentel (PT) encaminhando o Projeto de Lei (PL) 4.398/17, que institui o Conselho Estadual de Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEC-LGBT).

No documento, o governador destaca que é fundamental assegurar o tratamento igualitário e o respeito aos direitos humanos, independentemente de orientação sexual, identidade de gênero e sexo, para a promoção da cidadania e do respeito à diversidade.

O conselho, que integrará a estrutura da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, terá como finalidade propor políticas públicas e diretrizes de ação governamental para essa população.

Caberá ao conselho, por exemplo, sugerir a alocação de recursos para programas e ações voltados ao público LGBT na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

O órgão terá composição paritária entre o poder público e a sociedade civil e será integrado por 28 membros, não remunerados para a função. Os representantes do Executivo serão indicados pelos órgãos a que pertencem, enquanto os da sociedade civil deverão fazer parte de entidades do movimento LGBT. O mandato dos conselheiros terá a duração de dois anos, com a possibilidade de uma recondução.

Anexação – Por tratar de conteúdo semelhante e tendo em vista que a criação de órgãos e entidades da administração pública é prerrogativa exclusiva do governador, foi anexada à proposição encaminhada à ALMG o PL 1.831/15, de autoria da deputada Marília Campos (PT).

Comissões especiais – Durante a reunião, também foi comunicada a composição das comissões especiais que vão analisar indicações do governador para órgãos públicos.

Foram designados como membros efetivos da comissão que vai avaliar a indicação de Marcelo Fernandes Siqueira para o cargo de presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed) os deputados Durval Ângelo (PT), Geraldo Pimenta (PCdoB), Duarte Bechir (PSD), Doutor Wilson Batista (PSD) e Arlen Santiago (PTB). Os suplentes serão os deputados Tadeu Martins Leite (PMDB), Doutor Jean Freire (PT), Cássio Soares (PSD), Fábio Cherem (PSD) e Carlos Pimenta (PDT).

Os deputados Durval Ângelo, Doutor Jean Freire, Hely Tarqüínio (PV), Arlen Santiago e Carlos Pimenta serão efetivos na comissão criada para analisar a indicação de Tarcísio Dayrell Neiva para presidente da Fundação Hospitalar do Estado (Fhemig). Como suplentes, foram indicados os deputados João Magalhães (PMDB), Geraldo Pimenta, Doutor Wilson Batista, João Leite (PSDB) e Gustavo Valadares (PSDB).

Por fim, a comissão que vai arguir Eduardo Chiari, Dalila Oliveira, Girlaine Figueiró, Maria da Glória Giudice e Maria do Carmo Menicucci, indicados para compor o Conselho Estadual de Educação, terá como membros efetivos os deputados Durval Ângelo, Celise Laviola (PMDB), Coronel Piccinini (PSB), Anselmo José Domingos (PTC) e Ione Pinheiro (DEM). Os deputados André Quintão (PT), Thiago Cota (PMDB), Arlete Magalhães (PV), Dirceu Ribeiro (PHS) e João Vítor Xavier (PSDB) serão os suplentes.

Consulte o resultado da reunião.