Comissão vai visitar casarão histórico em Esmeraldas

Objetivo é verificar as condições de infraestrutura e os investimentos necessários para a preservação do imóvel.

23/06/2017 - 18:07

A Comissão de Cultura vai realizar uma visita, na próxima segunda-feira (26/6/17), às 15 horas, ao Casarão Santo Antônio, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O imóvel é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O objetivo é verificar as condições de infraestrutura e os investimentos necessários para a sua preservação.

O Casarão Santo Antônio, localizado na estrada que liga Esmeraldas ao povoado de Urucuia, é um solar antigo, de tipologia colonial, que já foi residência do Visconde de Caeté, primeiro presidente da província de Minas Gerais. No entanto, hoje ele se encontra deteriorado e precisa de restauração.

Em visita ao gabinete da deputada Marília Campos (PT), que solicitou a visita, membros da Associação Casarão Santo Antônio (Acasa) apresentaram um projeto de revitalização que pode transformar o lugar em um grande centro cultural, com museu, restaurante e espaço para eventos.

Para a deputada, a visita da comissão será importante para trazer visibilidade para esse patrimônio histórico. “O casarão tem potencial para se transformar em um dos principais pontos de lazer e turismo da região. Isso vai trazer mais desenvolvimento e fortalecerá o sentimento de pertencimento dos moradores em relação à cidade", explicou Marília Campos.

Convidados - Confirmaram presença na visita o prefeito de Esmeraldas, Márcio Antônio Belém, e a coordenadora do Casarão Santo Antônio, Neiva Cristina Lacerda. Também foram convidados os secretários de Estado de Saúde e de Cultura, Sávio Souza Cruz e Ângelo Oswaldo, respectivamente, assim como a presidente do Iepha, Michele Arroyo.