Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou uma série de visitas a instituições - Arquivo ALMG

Educação especial será tema de debate

Reunião conjunta de comissões discutirá a quantidade de profissionais disponíveis para acompanhamento na rede estadual.

23/06/2017 - 10:15 - Atualizado em 26/06/2017 - 10:49

As Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizarão na próxima terça-feira (27/6/17), às 14 horas, audiência pública, no Plenarinho I, para debater a situação da educação especial no Estado, com destaque para a oferta de profissionais de apoio ao atendimento dos estudantes com deficiência nas escolas da rede estadual.

O requerimento para a realização da reunião é do deputado Duarte Bechir (PSD), que preside a primeira comissão. De acordo com o parlamentar, foram recebidos diversos relatos dando conta do aumento no número de alunos com deficiência transferidos para classes comuns e da diminuição de profissionais de apoio para o atendimento desses estudantes.

"Garantir o acesso à educação em salas sem atender às necessidades educativas especiais é perpetuar a exclusão", afirmou Duarte Bechir.

A comissão realizou uma série de visitas a escolas do Estado para subsidiar o debate.

Convidados – Foram chamados a participar da audiência a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; o coordenador da Defensoria Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Publica de Belo Horizonte, Estevão Machado de Assis Carvalho; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Rosane Marques Crespo Costa; a secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben; e o presidente da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais – unidade Pará de Minas, Eduardo Barbosa.

Também foram convidados outros representantes de entidades de defesa de pessoas com deficiência e da área educacional.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.