Dois professores vão mostrar estudos e propor soluções para esse grave problema nacional - Arquivo ALMG

Acidentes de trânsito no Brasil estão em debate no Panorama

Programa da TV Assembleia aborda segurança no trânsito e políticas públicas para a área.

06/06/2017 - 09:49

Quarenta e cinco mil mortes por ano, cinco vítimas por hora. Esses são os números de uma guerra urbana que, muitas vezes, passa quase despercebida no País: a violência no trânsito e os acidentes que não param de crescer, apesar de as leis estarem cada vez mais rígidas. O assunto estará em debate no programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quarta-feira (7/6/17), às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Em estúdio, dois professores mostram estudos e propõem soluções para esse grave problema nacional. Os convidados debatem a forma como as pessoas percebem a segurança no trânsito, destacando que nove em cada dez motoristas não se consideram imprudentes e transferem a culpa para "o outro".

Os professores Ronaro Ferreira, da Universidade Fumec, e Agmar Bento Teodoro, do Departamento de Engenharia e Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), falam sobre o fracasso das atuais políticas públicas e destacam como o comportamento humano influencia a ocorrência dos acidentes.

O programa ainda vai abordar as campanhas educativas, como o Maio Amarelo - apoiado pela Assembleia Legislativa, que tentam unir sociedade e poder público em ações de conscientização. Além disso, traz uma reportagem especial, que mostra a dor de quem fica; as sequelas e os traumas que acompanham as vítimas.

Reprises - Esta edição do Panorama tem reprises às 19h30 desta quarta-feira (7) e à uma da manhã da quinta (8).