Cerimônia será às 20 horas, no Plenário - Arquivo/ALMG

Bandas de músicas serão homenageadas na quinta (8)

Reunião Especial de Plenário será dedicada a lembrar uma das mais importantes tradições mineiras.

02/06/2017 - 12:37

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageará, na próxima quinta feira (8/6/17), às 20 horas, as bandas de músicas do Estado. O evento atende a requerimento do deputado Glaycon Franco (PV) e acontecerá durante Reunião Especial de Plenário. Na ocasião, será entregue uma placa em alusão à data.

Segundo o parlamentar, a reunião será uma homenagem a uma parte importante da história do Estado. "As bandas de músicas são, há séculos, uma tradição mineira", define. A primeira corporação de música que se tem notícia no Brasil é de Mariana (Região Central do Estado), regida pelo maestro Pedro Nolasco da Costa Athayde, em 1774. De acordo com o site Bandas de Minas, o Estado tem um terço das bandas do Brasil, 438 já registradas.

Na forma de uma corporação musical, ou seja, uma associação de músicos que extrapola sua função principal, ou seja, as apresentações, as bandas incentivam vocações musicais, promovem atividades recreativas e estimulam o convívio social. Sua atuação também é destacada na educação dos jovens, fortalecendo a disciplina e as relações interpessoais. Também preservam composições e contribuem para a formação de uma cultura musical.