O embaixador Yossi Shelley destacou que Israel tem se destacado na agricultura e na tecnologia e que a ideia é buscar empresas que queiram investir em Minas Gerais

Presidente da ALMG recebe comitiva de Israel

Embaixador do país no Brasil visita Minas para verificar potenciais negócios e fortalecer relações entre os povos.

29/05/2017 - 17:50

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu, nesta segunda-feira (29/5/17), no Salão Nobre, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Ele está visitando o Estado para identificar oportunidades de negócios e aprofundar as relações bilaterais.

Segundo Adalclever Lopes, é importante a troca de experiências entre Minas Gerais e Israel, sobretudo, na área de tecnologia. O presidente da ALMG também destacou como interessante para o semiárido mineiro a expertise do país em irrigação por gotejamento. “O melhor estado do Brasil para se investir é, certamente, Minas Gerais”, afirmou. 

O embaixador Yossi Shelley enfatizou que sua agenda no Estado tem como objetivo conhecer as organizações mineiras e, assim, contribuir para que parcerias sejam feitas. Ele ressaltou que Israel tem se destacado na agricultura e na tecnologia e que a ideia é buscar empresas que queiram investir em Minas Gerais.

Também presente no encontro, o deputado João Leite (PSDB) convidou o embaixador a conhecer a história judaica presente no Estado. “Na culinária e em algumas manias dos mineiros, há traços da cultura de Israel”, comentou.

Startups - O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) salientou a realização do Fórum Técnico Startups em Minas – A construção de uma nova política pública pela Assembleia, no ano passado.

O evento teve como finalidade colher sugestões para subsidiar a elaboração de um marco regulatório sobre startups. “Trabalhamos para criar a primeira legislação sobre isso no País”, disse. Ele acrescentou que Israel está na vanguarda nesse assunto.

Também participaram do encontro os deputados Vanderlei Miranda (PMDB) e Sargento Rodrigues (PDT). A comitiva foi composta ainda pelo cônsul para Assuntos Econômicos de Israel no Brasil, Daniel Kolbar, e pelo cônsul honorário de Israel em Minas Gerais, Silvio Musman.

Inovação - Com cerca de 8 milhões de habitantes, Israel é a segunda nação mais inovadora do mundo, segundo o Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial. Foram avaliadas 12 categorias, incluindo inovação, preparo tecnológico, sofisticação de negócios e educação superior.

O país também tem o maior número de startups per capita do mundo, de acordo com relatório divulgado pela Autoridade de Inovação de Israel. Se considerada apenas a última década, foram criadas cerca de 2 mil empresas desse tipo.