O quarteto, formado em 2016, apresenta obras de Franz Schubert e Bedrich Smetana

Segunda Musical terá músicos da Filarmônica de Minas

Quarteto Musik, que tem como meta popularizar a música erudita, apresenta-se no Teatro, nesta segunda (22), às 20 horas.

18/05/2017 - 19:05

Com obras de Franz Schubert e Bedrich Smetana no repertório, o Quarteto Musik, formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, é a atração do Segunda Musical desta segunda-feira (22/5/17), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O grupo é composto pelos músicos Rodrigo de Oliveira e Arthur Terto, no violino, William Neres, no violoncelo, e Roberto Papi, na viola. O quarteto foi formado em 2016, com a meta de popularizar a música erudita e formar plateias de novos apreciadores de todas as idades.

Rodrigo de Oliveira é técnico de violino pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. Ele integrou como spalla a Camerata Zajdenbaum, a Sinfônica de Atibaia, a Sinfônica Jovem de Taubaté e a Sinfônica de São José dos Campos. Como solista, ganhou o concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em 2016 e da Orquestra Sinfônica de Goiânia em 2017. 

O violinista Arthur Vieira Terto estudou música na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele já venceu o concurso Jovens Solistas da UFMG e obteve o segundo lugar no Concurso de Cordas Paulo Bosísio. Além disso, atuou como solista nas Orquestras Sinfônicas da Escola de Música da UFMG e do Sesiminas e fez parte da Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto.

O violoncelista William Neres graduou-se em música pela Universidade Federal de São João del-Rei e especializou-se em violoncelo e música de câmara na École Normale de Musique de Paris, na França. Participou de importantes festivais no Brasil e na França, por onde já realizou três turnês, com UDI Cello Ensemble.

Natural de Spoleto, na Itália, o violeiro Roberto Papi graduou-se em música pela Vanderbilt University e fez mestrado em música pela Rice University, ambas instituições nos Estados Unidos. Apresentou-se em Festivais na Itália e Estados Unidos e integrou a New World Symphony. Atualmente é o principal assistente do naipe de violas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Incentivo à cultura - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à 1 hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.

Teatro - O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre o espetáculo.