Estado de Israel será homenageado pela Assembleia

Reunião Especial de Plenário na próxima quinta (25) vai comemorar os 69 anos de independência do país.

19/05/2017 - 14:58

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na próxima quinta-feira (25/5/17), Reunião Especial de Plenário, com o objetivo de comemorar o dia da Independência do Estado de Israel. O evento acontecerá às 19h30 e atende a solicitação do deputado João Leite (PSDB).

A proclamação da independência do Estado de Israel aconteceu no dia 14 de maio de 1948 e, desde então, o país precisou lutar em diversas guerras para manter sua soberania. Em menos de 24 horas após se tornar independente, Israel se viu obrigado a lutar contra países que não o reconheciam como Estado.

A construção do Estado de Israel começou com o fim da guerra e os primeiros 120 assentos do Parlamento entraram em funcionamento depois das eleições nacionais de 25 de janeiro de 1949.

Durante a segunda década de Israel (1958 a 1968), as exportações duplicaram e o Produto Interno Bruto (PIB) subiu aproximadamente 10% por ano. Além disso, o país passou a fabricar itens que antes eram importados, como papel, pneus, rádios e refrigeradores, enquanto os setores de metais, maquinaria, produtos químicos e eletrônicos experimentaram um rápido crescimento.

Diplomacia com o Brasil – O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer o Estado de Israel. Em 1951, foi criada a Legação do Brasil em Israel, na cidade de Tel Aviv, que em 1958 foi elevada à categoria de embaixada. A embaixada do país no Brasil foi criada em 1951. Brasil e Israel compartilham uma longa história de intercâmbio nas áreas técnica, científica e tecnológica.