Notícias Rss

15/05/2017 16h25 - Atualizado em 16/05/2017 10h37

Assembleia participa da I Semana Nacional de Arquivos

Um dos objetivos do evento é compartilhar conhecimentos sobre as funções arquivísticas da instituição.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai integrar a programação da I Semana Nacional de Arquivos, com atividades abertas ao público nos dias 6, 7 e 8 de junho. Na ocasião, participantes poderão compreender as funções arquivísticas da instituição e conhecer como o Legislativo mineiro organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso à informação registrada nos documentos do processo legislativo.

O evento é uma iniciativa do governo federal e está sendo organizado pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa. A semana foi escolhida por causa do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho. O objetivo é permitir que instituições que abrigam serviços de arquivos possam mostrar à sociedade o patrimônio documental existente no Brasil.

A programação é voltada para arquivistas e bibliotecários da ALMG e de outros órgãos públicos, historiadores, estudantes e demais interessados. As inscrições para as atividades estão abertas a partir de 15 de maio e vão até o dia 2 de junho.

Confira abaixo a programação:

Nos dias 6 e 8 de junho, ocorrerão visitas ao arquivo do processo legislativo da ALMG, no Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, andar SE, Santo Agostinho - BH). A visita do dia 6, será das 14 às 16 horas; e do dia 8, das 10 às 12 horas.

No dia 7 de junho, das 9 horas às 12h30, na Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2.161, Lourdes - BH), será realizada a mesa-redonda Funções Arquivísticas no Poder Legislativo e no Tribunal de Contas de Minas Gerais: da Legislação à Aplicação, para apresentar o trabalho de proteção do patrimônio documental realizado pela ALMG e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).

O debate terá a participação de quatro expositores convidados com experiências sobre o tema:

  • Renato Pinto Venâncio, doutor em História pela Universidade de Paris IV – Sorbonne e pós-doutor pela Universidade de São Paulo;
  • Welder Antônio Silva, servidor da ALMG, professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciência da Informação (convênio UFF/IBICT);
  • Júlio César Schroeder Queiroz, coordenador de Arquivo e Gestão de Documentos do TCE-MG e especialista em Gestão de Arquivos e Documentos pelo IEC (PUC Minas);
  • Luiz Fernandes de Assis, servidor da ALMG, historiador e especialista em Gestão da Memória – Arquivo, Museu e Patrimônio pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Participe - Interessados devem encaminhar o pedido para o e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando o título da atividade – Assembleia de Minas na 1ª Semana Nacional de Arquivos.

Caso tenha interesse de participar da visita à ALMG, deverá indicar o dia da sua preferência, informando ainda nome e endereço completo, CPF e e-mail.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

17/08/2017

Assembleia se mobiliza contra leilão de usinas da Cemig

Deputados, sindicalistas e representantes de movimentos sociais protestaram na ALMG contra venda de hidrelétricas.

17/08/2017

Abate de animais não é solução para reduzir leishmaniose

Médico veterinário condena extermínio e defende políticas de prevenção e campanhas educativas.

17/08/2017

Sistema Estadual de Cultura tem parecer aprovado na CCJ

Projeto que cria sistema de financiamento e Política Estadual de Cultura Viva foi apreciado nesta quinta-feira (17).

17/08/2017

Mensagem educativa poderá ser inserida em cardápios de bares

Projeto que prevê essa obrigatoriedade teve parecer aprovado pela CCJ nesta quinta-feira (17).

18/08/2017 Assembleia em Ação - Resumo da semana de 14/8 a 18/8/2017
Seu browser não suporta flash player
00:02:48 | Download (2635kb)

18/08/2017 Boletim do dia
Seu browser não suporta flash player
00:05:01 | Download (4704kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter