O Palácio da Inconfidência está iluminado de azul, em apoio à campanha de conscientização sobre o autismo

TV Assembleia debate realidade de pacientes com autismo

Programa Panorama vai ao ar na Semana Estadual de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo.

04/04/2017 - 11:29

No período em que se comemora a Semana Estadual de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo, criada por uma lei aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o programa Panorama, da TV Assembleia, discute o tema, com a presença de especialistas sobre o assunto. O programa estreia nesta quarta-feira (5/4/17), às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

O autismo é um problema que atinge cerca de dois milhões de brasileiros de todas as classes sociais; vinte e cinco mil deles apenas em Belo Horizonte. A dificuldade de interação e de comunicação com outras pessoas, apresentada pelos pacientes, ainda é vista como um tabu e gera vários tipos de preconceitos.

O Panorama aborda a importância do diagnóstico precoce e a dificuldade de se ter acesso a ele. No programa, o depoimento de uma paciente que demorou quarenta anos para descobrir que era autista.

Os demais convidados são: Felipe Guimarães, psiquiatra da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e do Hospital das Clínicas; e Maurício Moreira, presidente do Instituto Superação e Vice-Presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo. Eles vão explicar os sintomas e os sinais de alerta mais evidentes.

Também serão tratados no programa os avanços no tratamento e na legislação sobre o autismo e o que está sendo feito para reduzir o sofrimento e as incertezas dos pacientes e das famílias que buscam atendimento na rede pública.

O Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo, está iluminado de azul nesta semana, em alusão à campanha de conscientização sobre o autismo.

Reprises - O Panorama sobre o autismo será repetido na quarta-feira (5), às 19h30, e na quinta-feira (6), à 1 hora da manhã.