O objetivo do encontro é contribuir para o aperfeiçoamento dos participantes do projeto - Arquivo/ALMG

Coordenadores de polo do Parlamento Jovem têm encontro em BH

Nestas quarta e quinta-feiras (5 e 6), eles participam de formação em gestão e comunicação.

03/04/2017 - 12:52

Os coordenadores dos 12 polos regionais do Parlamento Jovem de Minas, que reúnem os 65 municípios integrantes da edição de 2017, participam nesta semana de encontro em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (5/4/17) à tarde e na quinta-feira (6) pela manhã, eles estarão na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para atividades de formação.

O objetivo do Encontro de Coordenadores de Polo é contribuir para o aperfeiçoamento dos participantes, com foco na gestão do programa e no fortalecimento de ações comunicativas, tanto entre parceiros do projeto, quanto na interlocução com a comunidade envolvida no PJ Minas.

Criado para estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, o Parlamento Jovem é realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

As atividades do encontro de polos visam também a aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre política e educação. Esta é a 14ª edição do projeto, que tem como tema "Educação Política nas Escolas".

Programação:

Quarta-feira (5) - 14 às 18h30

  • Na abertura do encontro, o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da ALMG fará uma apresentação da exposição O papel do vereador e as funções da Câmara, cujo material será entregue a cada um dos polos. Os coordenadores receberão orientações sobre como utilizá-la como recurso didático na formação dos alunos.
  • Ainda nesse primeiro dia, o professor Robson Sávio Souza Reis, doutor em Ciências Sociais e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, conduzirá a Roda de Conversa sobre Política e Educação.
  • Em seguida, o professor Alexandre Eustáquio Teixeira, doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas, e Leandra Martins de Oliveira, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dirigem uma apresentação dos próprios coordenadores de polo, que falarão sobre experiências de articulação e interação entre as cidades, em cada um dos polos.

Quinta-feira (6) - 8h30 às 12 horas

  • Alexandre e Leandra, que integram a coordenação estadual do projeto, apresentam, ainda, os módulos Gestão e Formação do projeto, disponíveis na plataforma de ensino-aprendizagem da ALMG. Eles darão orientações sobre como utilizar os dois módulos e, na sequência, as servidoras da ALMG Ana Carolina Utsch e Fabiana Fonte Boa farão uma exposição sobre o PJ Minas nas redes sociais.
  • Encerrando o encontro, será realizada uma reunião de trabalho para deliberação entre os coordenadores sobre tópicos da agenda do projeto.