Rita Rico (centro) foi recebida pela gerente-geral da Escola do Legislativo e equipe

Representante norte-americana visita Escola do Legislativo

Objetivo foi conhecer o projeto Parlamento Jovem e propor intercâmbio nas áreas de educação cívica e cultura.

28/03/2017 - 16:50 - Atualizado em 28/03/2017 - 17:16

Com o objetivo de conhecer o projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) e trocar ideias visando à possibilidade de intercâmbio na área de educação cívica e cultura, a representante diplomática dos Estados Unidos em Minas Gerais, Rita Rico, visitou nesta terça-feira (28/3/17) a Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A representante norte-americana observou que é crescente o número de mineiros que buscam capacitação técnica nos Estados Unidos, o que a levou a propor alguns projetos de intercâmbio entre mineiros e norte-americanos, tendo como mediadora a ELE.

Recebida pela gerente-geral da Escola, Ruth Schmitz, e por integrantes da equipe do PJ Minas, Rita Rico propôs a realização de algumas atividades conjuntas entre o governo norte-americano, por meio do seu escritório de representação em Minas, e a ALMG, por meio da Escola do Legislativo.

Oficina - Entre as propostas, sugeriu a realização de uma oficina com o fundador da ONG Jazz and Democracy, Wesley J. Watkins. A organização não-governamental norte-americana busca discutir com jovens estudantes o conceito de democracia usando o jazz como metáfora.

A proposta foi muito bem recebida pela gerente-geral da ELE e toda a equipe, que ficaram de consultar os parceiros sobre a possibilidade de trazer a Minas o fundador da ONG, com o objetivo de enriquecer a programação do Parlamento Jovem deste ano. Segundo a representante diplomática, o fundador da ONG deverá visitar Minas Gerais entre maio e junho.

Rita Rico disse ainda que o Departamento de Estado dos EUA conta com diversos projetos de intercâmbio destinados a jovens de outros países. “A cada ano, mais mineiros chegam aos Estados Unidos em busca de capacitação técnica”, disse.

Por isso, o interesse do escritório de representação em Minas Gerais em conhecer de perto o Parlamento Jovem e estreitar os vínculos com a Escola do Legislativo por meio de parcerias futuras.

Nesse sentido, ela propôs, também, trazer especialistas norte-americanos à ALMG para palestras, oficinas e workshops. E abriu a possibilidade de levar aos Estados Unidos, em viagem de intercâmbio, jovens líderes indicados pela Escola do Legislativo que desenvolvam algum tipo de atividade relacionada a questões cívicas e democracia.

Parlamento Jovem - A gerente-geral da Escola e integrantes de sua equipe fizeram um breve histórico do Parlamento Jovem, projeto de formação política e cidadã criado em 2004 pela Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais e destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior.

Em linhas gerais, Ruth e sua equipe explicaram à representante diplomática norte-americana como funciona o PJ Minas e qual o papel de cada parceiro na construção do projeto. Lançada oficialmente nesta segunda-feira (27), a edição 2017 tem como tema “Educação Política nas Escolas”.