Panorama aborda endividamento dos brasileiros
Quatro entre dez adultos do País vão chegar ao final de 2016 com as contas no vermelho.
12/12/2016 - 12:50A falta de informação e conhecimento sobre formas de controlar gastos rotineiros é a principal causa de endividamento dos brasileiros. Pouca familiaridade com as taxas de juros e impulsividade na hora das compras também colaboram para fazer com que mais de 60 milhões de consumidores do País cheguem ao final de 2016 com as contas no vermelho. As afirmações são dos economistas Eduardo Coutinho e Vaníria Ferrari, convidados do programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta terça-feira (13/12/16), às 8h30 da manhã.
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.
Eduardo Coutinho é professor e coordenador do curso de Administração do Ibmec. Ele chama a atenção dos espectadores para o cenário econômico atual que, segundo ele, não deve se modificar nos próximos meses.
O professor faz um alerta para que se evite contrair empréstimos com juros altos. “Os juros são o preço do dinheiro que se toma adiantado e leva em conta as despesas operacionais dos bancos, a valorização da moeda e as taxas de inadimplência”, explica ele.
Vaníria Ferrari coordena diversos cursos de finanças na graduação da UNA. Ela explica que cada consumidor tem um limite que pode ser comprometido com o pagamento de dívidas sem que isso desequilibre os gastos habituais.
Segundo a especialista, em determinados casos, vale a pena contrair empréstimo para pagar uma dívida que tenha juros mais altos. “Cada caso deve ser analisado para que se encontre a melhor negociação”, afirma Vaníria.
Reprises – Esta edição do Panorama tem reprises às 19h30 desta terça (13) e à uma hora da manhã da quarta (14).