Comissão visita MPT para discutir situação do Uber
Deputados acompanham representantes dos taxistas, que cobram providências contra concorrência desleal.
07/12/2016 - 18:51Deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam, nesta sexta-feira (16/12/16), o Ministério Público do Trabalho, acompanhando vereadores e taxistas, para tratar da concorrência o transporte de passageiros oferecido por meio de aplicativos para celulares, como o Uber.
A visita à procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Adriana Augusta, acontecerá a partir das 14 horas, na Rua Bernardo Guimarães, 1.615, 15º andar, no bairro Funcionários.
A reunião é um desdobramento de outra visita realizada em 29 de novembro ao superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Carlos Gontijo de Amorim. Na ocasião, os taxistas questionaram o tipo de relações trabalhistas que a Uber tem com os motoristas e se estes poderiam ser autuados pelo transporte clandestino de passageiros.
O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, participou da visita ao MTE e apresentou o requerimento para a nova visita ao Ministério Público do Trabalho.
Para o parlamentar, a situação está ficando insustentável para os taxistas, que são obrigados a pagar impostos e taxas para explorarem o serviço, enquanto o Uber não é uma empresa registrada e não paga nada.
Convidados - Estão convidados a participar da visita ao Ministério Público o superintendente regional do Ministério do Trabalho, João Carlos Gontijo de Amorim; o presidente do Sindelocataxi, Bruno Simões da Rocha Pinto; o integrante do Movimento Independente do Taxista, Leno Braga Lopes; o vice-presidente do Grupo de Associados Taxistas Auxiliares e Permissionários, Reuter Miranda; o integrante do Grupo Táxi Legal, André de Souza Maggi; o presidente da Associação dos Motoristas de Táxi Lotação, Antonio Carlos Alves Sena; o integrante do Grupo União, Adão Sérgio de Carvalho; a integrante do White & Black Taxi Evolution, Gisele Helena Buters Ribeiro; o representante do Uai Táxi, Flávio Simões; o representante do Coopertaxi, Clauber Borges; o diretor da Cooperativa Liguetaxi, Durval Prado Cunha; o representante da Rede Táxi BH, Adriano Roque Bicalho; a advogada do Grupo Táxi Legal, Janaína de Sousa e Silva; e a coordenadora do Grupo Divas do Táxi, Flávia dos Santos Gonzaga.