Plenário aprova sete indicações do governador
Indicados ocuparão presidência de órgãos como Ipsemg, Fucam, Utramig e IEF.
30/11/2016 - 19:18Sete indicações do governador Fernando Pimentel para cargos de direção de institutos e fundações ligadas ao Estado foram aprovadas pelos deputados na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) da tarde desta quarta-feira (30/11/16).
Os nomes foram indicados para os seguintes cargos: diretor-geral do do Instituto de Metrologia e Qualidade (Ipem-MG); diretor-geral do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTec); diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel); presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais (Ipsemg); presidente da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam); presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas (Utramig); e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Todas as indicações foram apreciadas em turno único.
Diretor-geral do Ipem-MG
A Indicação 14/15 é do nome de Fernando Antonio França Sette Pinheiro para o cargo de diretor-geral do Ipem-MG. Entre 2011 e 2015, o indicado atuou como diretor da Superintendência Central de Integridade Funcional e Transparência Institucional da Controladoria-Geral do Estado. Ele já foi também subsecretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda e auditor na Secretaria de Estado de Fazenda.
Diretor-geral do IGTec
Já a Indicação 16/15 é de Daniel Lisbeni Marra Fonseca para o cargo de diretor-geral do IGTec. Daniel Fonseca é administrador de empresas com especialização em gestão empresarial. Ele foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); além de auditor-geral e controlador-geral de Ribeirão das Neves (RMBH).
Diretor-geral do Detel
Também foi aprovado, por meio da Indicação 17/15, o nome de José Francisco Vieira de Seniuk para o cargo de diretor-geral do Detel. Ele já ocupou diferentes cargos em órgãos públicos e empresas privadas. Foi assessor do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), exerceu várias funções na antiga Telemig e em sua sucessora, Telemar, e foi gerente de Engenharia de Telecomunicações na empresa Informática de Municípios Associados (IMA S/A).
Presidente do Ipsemg
A Indicação 10/15 é do nome de Hugo Vocurca Teixeira para o cargo de presidente do Ipsemg. O indicado foi consultor em economia e saúde da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi consultor, secretário adjunto de Orçamento e de Educação, além de secretário de Educação.
Presidente da Fucam
Também na reunião foi aprovada a Indicação 23/15, de Maria Tereza Lara para o cargo de presidente da Fucam. Ela foi deputada estadual pelo PT por quatro legislaturas e integrou diversas comissões parlamentares, tendo presidido a Comissão de Participação Popular e a Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Tereza é também professora e especialista em Administração Escolar.
Presidente da Utramig
Por meio da Indicação 24/15, foi aprovado o nome de Lindomar Gomes da Silva para o cargo de presidente da Utramig. Lindomar é bacharel em Direito com pós-graduações em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário e em Gestão e Politicas Públicas. É ainda mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas. Tem um vasto currículo como líder estudantil e em movimentos sociais.
Diretor-geral do IEF
Por fim, foi aprovada a Indicação 25/15, de João Paulo Mello Rodrigues Sarmento para o cargo de diretor-geral do IEF. Sarmento é engenheiro florestal e trabalha no IEF desde junho de 1988. Foi diretor de monitoramento e fiscalização ambiental do instituto e gerente responsável pela gestão ambiental do Projeto Jaíba.