Cuidados para não ser enganado durante a Black Friday
Fornecedores foram advertidos, mas Procon Assembleia reforça recomendações ao consumidor.
22/11/2016 - 12:16Nesta sexta-feira (25/11/16), será realizada em todo o País a chamada “Black Friday”, uma ação do varejo que promete, durante o dia inteiro, oferecer descontos significativos em vários produtos. As promoções valerão tanto para lojas físicas quanto para o comércio eletrônico. O consumidor deve ficar atento, porém, para não ser enganado por fornecedores desonestos, que nos últimos anos justificaram o apelido de “Black Fraude” que a promoção ganhou no Brasil.
O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para que o cliente evite cair em golpes (veja no final deste texto). Além disso, numa ação preventiva e inédita, Procons de todo o País e representantes do comércio varejista prepararam recomendações para garantir que os consumidores aproveitem com segurança esta edição da “Black Friday”. A ação objetiva evitar que eventuais falhas prejudiquem o consumidor.
O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que representa empresas de diferentes setores e que, em conjunto com os Procons, viabilizou as reuniões de trabalho que resultaram na presente ação, realizou ostensiva orientação para garantir uma “Black Friday” segura e satisfatória para todos, consumidores e empresas.
O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, espera que essa iniciativa não apenas evite frustrações para o consumidor, mas também ajude a conscientizar os fornecedores sobre a importância de se manter uma relação comercial o mais transparente possível. “Os órgãos de defesa do consumidor estão atentos e qualquer abuso detectado será prontamente combatido com os instrumentos previstos pela legislação (Código de Defesa do Consumidor)”, afirma.
Principais recomendações aos comerciantes
* Serviço de atendimento ao consumidor adequado e efetivo, de acordo com o horário de funcionamento do estabelecimento para o evento. No caso das lojas online, o atendimento deve ser realizado 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 25 de novembro, por chat, principais redes sociais ou telefone.
* Descontos efetivos para os produtos participantes da “Black Friday”, sem aumento prévio do preço sobre o qual incidirá o desconto anunciado. Caso solicitado pelos Procons, as empresas deverão disponibilizar informações que comprovem que não houve manipulação dos preços.
* As empresas devem disponibilizar estrutura e equipe adequadas para atendimento do público no dia da ação no caso das lojas físicas, e reforçar a infraestrutura dos sites para melhorar a estabilidade, evitando a ocorrência de oscilações decorrentes do grande volume de acessos.
* Os produtos participantes da ação devem estar identificados nas lojas e materiais de comunicação, que devem conter também a informação de que há restrição de estoques.
* Nos sites, a identificação visual dos produtos participantes da “Black Friday” deve ser ostensiva no produto ou em ambiente separado (hotsite e/ou na página principal do próprio site). A vantagem oferecida precisa ser claramente identificada no produto.
* As empresas do e-commerce devem informar ao consumidor que o fato de colocar o produto no carrinho não significa que ele esteja garantido, ou seja, a reserva somente será feita após a finalização do pedido e a aprovação pela operadora de cartão.
Dicas para o consumidor:
* Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.
* Durante esta semana, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira (25), confira se o produto faz parte da “Black Friday” e compare seu preço com os que você coletou.
* Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.
* Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo. Na semana passada o Procon Assembleia detectou, em uma rede social, o anúncio de uma TV por menos da metade do preço normal, supostamente publicado por uma grande loja de varejo. Uma ligação para o SAC da empresa foi o suficiente para comprovar que se tratava de uma fraude. Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS.
* Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
* O site da ALMG contém um link para uma lista preparada pela Fundação Procon SP chamada “Evite esses sites”, contendo o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon.
*O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. O Procon Assembleia recomenda ligar para confirmar todos os dados.
* Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e a reputação da empresa. O site Reclame Aqui é uma boa fonte para essas informações.
* Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.
* Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
* Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
* Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.
* Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafes. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.
* Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.
Procon - Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de sua cidade. O Procon Assembleia funciona das 8 às 17 horas na rua Martim de Carvalho, 94, Santo Agostinho – Belo Horizonte. Telefone: 2108-5500.