Requerimento para realização desse debate foi aprovado pela comissão nesta quinta (17)

Leishmaniose será tema de audiência em Governador Valadares

Índice alto da doença em animais da região e caso recente em criança preocupam deputados.

17/11/2016 - 16:41

A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer discutir, em Governador Valadares (Vale do Rio Doce), a grande incidência de leishmaniose na região. Requerimento com esse teor foi aprovado pela comissão nesta quinta-feira (17/11/16), a requerimento de seu presidente, deputado Noraldino Júnior (PSC), e das deputadas Ione Pinheiro (DEM) e Celise Laviola (PMDB).

A presidente da Associação de Proteção e Bem Estar Animal de Governador Valadares, Silvana Soares Silva, participou da reunião e afirmou que o índice de leishmaniose é alto na cidade, atingindo 70% dos animais recolhidos.

Ela também denunciou que o Centro de Controle de Zoonoses do município é como um “campo de concentração, onde ocorre holocausto de animais”.

O vereador eleito de Governador Valadares Alessandro Ferraz (PHS) acrescentou que um bebê de cinco meses morreu, há cerca de 15 dias, também vítima de leishmaniose. “A proteção aos animais foi uma bandeira da minha campanha e quero levar soluções para esse problema”, afirmou. A deputada Celise Laviova solicitou que a audiência abranja também outros municípios do Rio Doce que enfrentam problema semelhante.

Mercado – O deputado Noraldino Júnior anunciou para 1º de dezembro uma audiência pública sobre o comércio de animais no Mercado Central de Belo Horizonte, que foi suspenso recentemente por decisão liminar resultante de ação do Ministério Público. “As lojas sequer têm alvará da vigilância sanitária, que é um requisito legal para o funcionamento. Não há como reverter essa sábia decisão”, afirmou.

Consulte o resultado da reunião.