Programa Panorama estreia nesta quinta (17), às 8h30 - Arquivo/ALMG

Programa Panorama aborda segurança de pacientes em hospitais

Falhas no atendimento hospitalar podem estar entre as principais causas de mortes no País.

16/11/2016 - 12:56

Até 434 mil pessoas podem ter morrido no Brasil, em 2015, por falhas durante a internação, como erros na aplicação de medicamentos ou infecção hospitalar. É o que estima um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quinta-feira (17/11/16), às 8h30, analisa a segurança do paciente nas instituições de saúde.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.

Para avaliar os riscos que os pacientes correm ao serem hospitalizados e a qualidade da assistência prestada pela rede pública e privada brasileiras, participarão do programa o professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Renato Couto, e o diretor da Comissão Permanente de Segurança do Paciente da Associação Médica de Minas Gerais, Breno Figueiredo Gomes.

Os estudiosos debatem os dados do estudo, que mostra que as falhas apontadas estariam entre as principais causas de mortes no Brasil, à frente de doenças do aparelho circulatório ou câncer.

Eles ainda comparam os índices brasileiros com os de outros países e discutem formas de prevenir essas ocorrências, que podem causar sérios danos ao paciente. Além disso, abordam a relação entre profissionais de saúde na garantia de um atendimento mais seguro.

Segundo a pesquisa da UFMG e do IESS, aspectos como estrutura física e dimensionamento do quadro assistencial de grande parte da rede hospitalar do País não atendem a requisitos mínimos para a segurança do paciente em sistemas públicos e privados de saúde.

Reprises - O Panorama tem reprises às 19h30 desta quinta-feira (17) e à uma hora da manhã desta sexta (18).