Reunião aborda documentário sobre tragédia em Mariana
Produção da TV Assembleia mostra personagens e o que mudou um ano após o rompimento da barragem de Fundão.
04/11/2016 - 11:40A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (9/11/16), uma audiência pública com o objetivo de debater o documentário "Memórias rompidas: um ano depois da lama", produzido pela TV Assembleia sobre a tragédia de Mariana (Região Central do Estado), que completa um ano neste sábado (5).
A iniciativa é do deputado Rogério Correia (PT), que foi o relator da Comissão Extraordinária das Barragens no Parlamento mineiro e produziu um extenso relatório sobre o caso. A reunião está marcada para as 9 horas, no Auditório.
A produção foi exibida em seis episódios, nos intervalos da programação da emissora. Neste sábado (5), o filme, de 45 minutos, será exibido na íntegra, às 20 horas.
Em cada episódio, de seis a oito minutos, um personagem da tragédia é abordado. Bombeiros, jornalistas, promotores e vítimas foram alguns dos entrevistados. Todos têm em comum o registro fotográfico como reforço da memória. O documentário foi editado por Erick Araújo, com produção de Tatiana Fontes, tendo como cinegrafista Alex Ramos e assistente de câmera Wenderson Batista.
Para a reunião foram convidados a presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz da Silva Cerqueira, e o membro da Coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens, Joceli Jaison José Andrioli.