Programa Geração com a banda Graveola estreia neste sábado (5) - Arquivo/ALMG

Programa Geração destaca trabalho da banda Graveola

Atração da TV Assembleia, que estreia no sábado (5), conversa com os músicos sobre a diversidade sonora do grupo.

03/11/2016 - 10:35 - Atualizado em 03/11/2016 - 11:59

A Banda Graveola vai mostrar ao público do programa Geração, da TV Assembleia, seu som “indefinido”, como os próprios integrantes gostam de classificar seu trabalho. Com doze anos de estrada, a banda acaba de lançar seu sexto disco, “Camaleão Borboleta”. Uma das faixas, “Talismã”, tem a participação especial do músico mineiro Samuel Rosa, integrante da Banda Skank. Esta edição do Geração vai ao ar no sábado (5/11/16), às 19 horas.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista aos últimos vídeos do programa Geração.

Participam do programa os vocalistas e guitarristas Luiz Gabriel Lopes e José Luís Braga, um dos poucos remanescentes da formação original da banda. Eles falam sobre a diversidade sonora da Graveola, que nasceu nos corredores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de seus primeiros anos.

“Nosso som tem um pouco de tudo. Há referências de todos os integrantes que passaram e que deixaram as suas influências. Tem ainda a influência das viagens e dos festivais internacionais. A gente faz uma espécie de estética do plágio”, fala o vocalista Luiz Gabriel Lopes.

A banda não está apenas no circuito nacional de shows. Nos últimos anos, a Graveola participou de cinco turnês internacionais, com destaque para Portugal, país no qual os músicos acreditam ter um grande público.

“Os portugueses enxergam um outro significado na nossa música. Um significado que nós, às vezes, nem conseguimos ver. É uma pena que, no Brasil, a gente não tenha o mesmo interesse pela música portuguesa”, lamenta Luiz Gabriel.

Canto lírico - Também estará em destaque no programa entrevista com o barítono mineiro Yuri Guerra, um dos mais jovens talentos do canto lírico. Em passagem pela Capital mineira, ele conversou com a reportagem do programa e falou sobre sua trajetória.

O programa ainda conta com a participação dos alunos da Escola Estadual Celso Machado, que fica no bairro Milionários, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

Reprises – Esta edição do Geração pode ser revista no domingo (6), às 12h30; e na segunda (7), às 13 horas.