Indústria da moda é o tema do programa desta semana - Arquivo ALMG - Foto: Clarissa Barçante

Especialistas falam sobre a moda mineira no Panorama

Setor de vestuário, calçados, acessórios, jóias e bijouterias emprega mais de 120 mil pessoas em Minas Gerais

19/10/2016 - 12:10

Qualidade e criatividade são duas características bastante elogiadas por compradores de todo o país, quando se referem aos artigos de moda produzidos em Minas Gerais. A falta de mão de obra especializada e os altos impostos pagos pelos insumos importados, no entanto, são algumas das dificuldades que prejudicam o crescimento ainda maior do setor no estado. As constatações são dos convidados do programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (20/10/16), às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Foram entrevistados no Panorama o diretor do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais (Sindvest-MG), Rogério Vasconcellos, e o economista Joâo Victor Rodrigues Silva, da Diretoria de Fomento à Indústria Criativa da Codemig. Os dois fizeram comentários e análises sobre um estudo encomendado à Fundação João Pinheiro, que traça um raio X do setor da moda em Minas Gerais.

Entre os dados apontados pelo estudo estão o grande número de estabelecimentos comerciais, mais de 10 mil; e a grande quantidade de mão de obra empregada, mais de 127 mil pessoas. Quase a totalidade dos estabelecimentos (98%) são micro e pequenas empresas. O setor de vestuário representa 68,7% do mercado, seguido por calçados e acessórios (28,6%) e joias e bijouterias (2,7%).

Reprises - O Panorama tem reprises às 19h30 de quinta-feira e 1h da manhã de quarta (21).