Panorama discute inclusão de pessoas com deficiência
Programa da TV Assembleia aborda reserva de vagas no mercado de trabalho para essa parcela da população.
11/10/2016 - 15:42O Panorama que vai ao ar nesta quinta-feira (13/10/16), às 8h30, analisa por que muitas empresas não têm preenchido a cota de vagas reservada às pessoas com deficiência. O programa da TV Assembleia também aborda a adaptação desses funcionários ao ambiente de trabalho.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Foram convidados para falar sobre o tema a assessora para inclusão da Superintendência de Políticas de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), Rosana Bastos, e o advogado trabalhista e professor do Ibmec, Flávio Monteiro de Andrade.
De acordo com a Lei 8.213, de 1991, todas os empreendimentos com mais de 100 empregados devem destinar um percentual de vagas para pessoas com deficiência ou reabilitadas. O índice varia de dois a cinco por cento, dependendo do número de funcionários da empresa. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em Minas, 60.379 vagas deveriam ser reservadas para pessoas com deficiência. Apenas 31.818 postos de trabalho, porém, estão ocupados por esse segmento.
Reprise - O Panorama tem reprises às 19h30 de quinta (13) e a uma hora da manhã de sexta (14/10/2016).