Marcos Matturro é mestre em Violão pela UFMG e doutorando em Performance Musical
Stephanie Toledo começou a estudar violino aos sete anos

Segunda Musical oferece concertos de violão, violino e piano

Os músicos Marcus Matturro, Stephanie Toledo e Valéria Gazire se apresentam no Teatro, na próxima segunda (10).

06/10/2016 - 10:56

O violonista Marcos Matturro abre o programa Segunda Musical, seguido pelo duo formado pela violinista Stephanie Toledo e pela pianista Valéria Gazire. As apresentações serão na próxima segunda-feira (10/10/16), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Serão interpretadas obras dos compositores Johann Sebastian Bach, Manuel Maria Ponce, Jose Alberto Kaplan, Astor Piazzolla e César Franck.

Marcus nasceu em Porto Alegre (RS), onde se formou em Música. É mestre em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorando em Performance Musical. Em 2011, foi premiado com o segundo lugar no XXX Concurso Latino Americano de Violão Rosa Mística, em Curitiba (PR). Em 2011 e 2012, fez parte do Grupo Libertango, que fazia releituras da obra de Piazzolla.

Além disso, o músico é integrante do Cuarteto de Guitarras del Mercosur desde 2013, apresentando-se no Brasil e na Argentina. Em 2014, participou do projeto Violões pela Cidade, em Belo Horizonte. Neste ano, gravou, junto com o Cuarteto de Guitarras del Mercosur, a participação no disco Break!, promovido pela Universidad Nacional de La Plata, na Argentina.

Nascida em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Stephanie Toledo iniciou seus estudos de violino aos sete anos. Em 2010, entrou para o curso de Extensão da Escola de Música da UFMG. Foi spalla e técnica da orquestra Nikki Rowe High School, no Texas (EUA), nos verões de 2011 e 2012.

A violinista participou de variados festivais de música pelo Brasil e fez masterclasses com Elisa Fukuda, Cármelo de los Santos, Alejandro Drago, Fredi Gerling, dentre outros. Em 2016, foi premiada no concurso Jovem Músico BDMG. Atualmente, cursa o último período do Bacharelado em Violino da UFMG.

Stephanie será acompanhada pela pianista convidada Valéria Gazire. Valéria iniciou seus estudos com o pianista Eduardo Hazan, em Belo Horizonte, e aperfeiçoou-se em Música de Câmara na Universidade de Iowa (EUA).

Como solista, Valéria se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Camerata Jovem da Faculdade de Música do Espírito Santo.

Teatro - O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. 

Segunda Musical - O programa integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

Ele também é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à 1 hora da manhã. Os programas também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.

Mais informações sobre o espetáculo.