Apresentadores terão acesso a gráficos comparativos das eleições de 2016 e 2012 e ao número de prefeituras conquistadas pelos partidos, entre outras informações - Arquivo/ALMG

TV Assembleia inova na exibição de dados da eleição de 2016

Jornalistas vão apresentar resultados por meio de gráficos e mapas, para tornar a divulgação ainda mais dinâmica.

19/09/2016 - 13:55

A TV Assembleia vai utilizar um novo sistema para acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos da eleição de 2016. No estúdio, os jornalistas da emissora vão apresentar os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na forma de gráficos e mapas em uma TV touch screen. O objetivo é tornar mais dinâmica e interessante a divulgação dessas informações para o telespectador.

Será possível acompanhar a apuração da disputa pela prefeitura de todas as capitais do País e de 46 municípios mineiros de médio e grande porte onde a TV Assembleia é transmitida. Também serão exibidos os votos dos candidatos de Belo Horizonte para o cargo de vereador.

O software gera ainda gráficos comparativos das eleições de 2016 e 2012 e indica o número de prefeituras conquistadas pelos partidos, além de sua localização geográfica.

Concepção - Para o desenvolvimento do sistema foi preciso considerar as especificidades do meio televisivo. A localização dos comandos, por exemplo, foi construída para facilitar o acesso do apresentador por meio da tecnologia touch screen.

Já a definição do layout, das cores e da disposição dos mapas e gráficos levou em conta a iluminação do estúdio e a necessidade de filmagem da tela. O layout também precisou ser elaborado para se adaptar à resolução dos televisores.