ALMG concede título de cidadão a Joaquim Gaspar Ventura

Homenageado sempre teve sua atuação profissional em Belo Horizonte ligada à área comercial.

16/09/2016 - 11:41

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai entregar título de cidadão honorário do Estado a Joaquim Gaspar Ventura, um dos fundadores da Copiadora Universal e da Copiadora e Papelaria Brasilusa Ltda. de Belo Horizonte e, atualmente, investidor do ramo imobiliário. A Reunião Especial será nesta segunda-feira (19/9/16), às 20 horas, no Plenário, e foi requerida pelo deputado Anselmo José Domingos (PTC).

Joaquim Gaspar Ventura nasceu em Póvoa do Concelho, Trancoso, Portugal. Chegou ao Brasil em 1948, aos cinco anos de idade, juntamente com a família.

Sua atuação profissional sempre foi ligada ao setor comercial: primeiro na mercearia do seu pai, no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, e depois em lojas no Centro. Em 1969, fundou com um sócio a Copiadora Universal. Em 1971, abriu a Copiadora e Papelaria Brasilusa Ltda., rede de lojas de Belo Horizonte.

O homenageado também atuou na Câmara da Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), na Associação Comercial de Minas, na União dos Varejistas de Minas Gerais, no Sindilojas, no Rotary Internacional e na Maçonaria.

Foi um dos fundadores da Associação Mineira de Papelarias (ARSEMG) e da Industrial Grasper, primeira e única indústria de grampos de Minas Gerais. Atualmente é investidor do ramo imobiliário.