ALMG discute negociação entre governo e servidores do Sisema
Comisssão de Meio Ambiente se reúne para informar os resultados da negociação, após greve dos trabalhadores da área.
09/09/2016 - 12:06 - Atualizado em 09/09/2016 - 18:42Nesta quarta-feira (14/9/16), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne às 9 horas, no Plenarinho I, para informar os resultados da negociação do governo com os servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O requerimento para o debate é da deputada Marília Campos (PT).
O Sisema é integrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).
Segundo informações da assessoria da deputada, o objetivo da reunião é conhecer uma possível proposta do governo sobre as reivindicações relativas a reajuste salarial, plano de carreira e incorporação da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (Gedama). A parlamentar também espera que a reunião seja uma prestação de contas de ambos os lados, já que os servidores suspenderam a greve em função dessa negociação com o governo estadual.
Reivindicações - Em 20 de maio, os cerca de 1,7 mil trabalhadores da área iniciaram uma greve com o objetivo de alterar os critérios de promoção e progressão da carreira e acabar com o fator redutor da gratificação salarial, implantado no governo passado.
Após uma intermediação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, governo e servidores iniciaram uma negociação em 8/6/16 e no dia 22 de julho a paralisação foi suspensa.
Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; e o presidente da Associação Sindical dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente, Adriano Tostes de Macedo.