Jornada de Resistência e Direitos Humanos é tema de debate

Reunião, que recebe entidades de defesa das mulheres, estudantes e trabalhadores, acontece nesta quinta (15).

09/09/2016 - 11:40

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública sobre a Jornada de Resistência e Direitos Humanos, em função da comemoração do Dia Mundial pela Democracia. A atividade, solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), está marcada para a próxima quinta-feira (15/9/16), às 15 horas, no Teatro.

De acordo com o parlamentar, diversas pautas serão tratadas na reunião, entre elas: os 37 anos de anistia política; os 50 anos do XXVIII Congresso da UNB (1966/2016); os 78 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; os 80 anos da UNB (1937/2016); o Dia Internacional dos Desaparecidos Políticos (30 de agosto) e o Dia Internacional da Democracia (15 de setembro).

“No dia 15 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Democracia. Com isso, debateremos a promoção da democratização, o desenvolvimento, o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais, que precisam ser evidenciadas continuamente. Em meio a um período conturbado na política nacional, que indica retrocesso, é preciso fortalecer e respeitar a vontade do povo", defende Rogério Correia.

Convidados – Para o debate, a comissão convidou a ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; a ex-secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira; o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; a presidente em exercício da União Nacional dos Estudantes, Moara Correa Saboia; a presidente da Central Única dos Trabalhadores, Beatriz da Silva Cerqueira; a jornalista, familiar de mortos e desaparecidos políticos, Hildegard Angel Bogossian; o pastor e membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direitos, Ariovaldo Ramos; o ex-presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia (Seção Minas Gerais), Alberto Carlos Dias Duarte; e o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes de Juiz de Fora, José Luiz Moreira Guedes.