Abastecer com etanol só é vantajoso se o litro do combustível custar até 73% do litro da gasolina

Combustíveis estão mais baratos em Belo Horizonte

Queda média do preço nas bombas é de 0,77%, constata pesquisa do Procon Assembleia.

01/09/2016 - 14:20

Quem abastece seu veículo nos postos de Belo Horizonte sentiu, nos últimos dias, um pequeno alívio no bolso. Os preços dos combustíveis caíram em média 0,77% em relação aos praticados em julho de 2016. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) constatou essa redução após uma pesquisa em 153 estabelecimentos da Capital e Região Metropolitana. O levantamento foi feito entre os últimos dias 29 e 31 de agosto.

Consulte a pesquisa completa dos preços de combustíveis.

A maior baixa foi registrada nos preços do etanol, que chegou a -1,39%. Índice aproximado foi detectado na gasolina comum, com -1,31%. O consumidor que utiliza os postos da região da Pampulha foi o mais beneficiado com a queda dos preços, com -1,91%. No entanto, o preço mais baixo para o litro de gasolina, R$ 3,199, foi encontrado na região Oeste. O etanol mais barato está em um posto de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, R$ 2,099.

O Procon Assembleia constatou ainda que o litro do etanol está custando entre 64% e 79% do preço cobrado pelo litro da gasolina comum. Para quem tem carro bicombustível, essa informação é importante porque, segundo cálculos de especialistas, abastecer com etanol só é vantajoso se essa proporção for inferior a 73%, devido ao maior consumo do combustível derivado da cana.