Nova Lima recebe audiência sobre poluição do ar
Comissão vai à Lagoa dos Ingleses ouvir moradores sobre problemas gerados pelas partículas de minério.
26/08/2016 - 11:11A poluição do ar causada por mineradoras na região do Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Deputados irão até o local para discutir com moradores o monitoramento da qualidade do ar e as possíveis soluções para o problema. A reunião foi solicitada pelo deputado Fred Costa (PEN), presidente da comissão, e será realizada na quarta-feira (31/8/16), às 19 horas, no SEB Global – Escola Bilíngue (Avenida Princesa Diana, 665 – Alphaville).
De acordo com informações do gabinete de Fred Costa, a qualidade do ar em vários condomínios do Alphaville está piorando a cada dia, trazendo indignação aos moradores, que estão sofrendo com problemas de saúde e com a deterioração de seu patrimônio, já que não conseguem mais limpar os imóveis. O problema seria causado pelas atividades das mineradoras Vale e Vallourec na região.
A solicitação para a audiência, de acordo com o deputado, partiu da Associação Geral Alphaville Lagoa dos Ingleses (AG). A entidade já teria tentado resolver o caso com as mineradoras, mas não houve solução. A AG questiona as duas medições anuais da qualidade do ar, feitas pela Vallourec, por considerar que são insuficientes para garantir a qualidade de vida dos moradores.
“Vamos buscar a solução junto aos órgãos competentes e exigir que sejam estabelecidas medidas reguladoras visando o controle da emissão da poluição, além de uma avaliação regular da qualidade ambiental nessa região”, declarou Fred Costa. Para ele, se as partículas de minério estão se espalhando dessa forma, é porque o sistema de gestão de qualidade do ar dessas mineradoras não está em operação.
Convidados – São aguardados na audiência a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; a promotora de justiça da Comarca de Nova Lima, Andressa de Oliveira Lanchotti; os secretários de Estado de Governo, Odair José da Cunha, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac; e o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Rodrigo Melo Teixeira.
Também foram convidados o prefeito de Nova Lima, Cassio Magnani Junior; o secretário de Meio Ambiente do município, Roberto Messias Franco; o diretor da Associação Geral Alphaville Lagoa dos Ingleses – Nova Lima, Ricardo Nolasco do Nascimento; e o presidente da Associação de Condomínios Horizontais de Nova Lima, Aluísio Pimenta de Portilho.