O programa Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo - Arquivo/ALMG

Pensando em Minas vai analisar obras de pensadores nacionais

O debate será no dia 30 de agosto, às 19 horas, no Teatro, e vai abordar clássicos de Darcy Ribeiro e Gilberto Freyre.

22/08/2016 - 12:30

Ainda há vagas para a próxima edição do Pensando em Minas, oferecido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que vai tratar dos clássicos O povo brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro, e Casa-grande & senzala (1993), de Gilberto Freyre. As inscrições para o debate, que será no dia 30 de agosto, às 19 horas, no Teatro, podem ser feitas até a próxima segunda-feira (29/8/16).

O expositor convidado é José Carlos Reis, doutor pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professor aposentado do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) e autor de diversas obras nesse campo de conhecimento.

Ele vai discutir a história plural do Brasil, acentuando as diferenças regionais. Nesse exercício, José Carlos Reis busca extrapolar a história geral do Brasil, relatada a partir do ponto de vista da Corte do Rio de Janeiro, e vai abordar as visões nordestina do Brasil, por meio da obra Casa-grande & senzala, e mineira, por meio do estudo de O povo brasileiro.

O coordenador do debate será o professor da Escola do Legislativo e especialista em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Luiz Fernandes de Assis.

Como participar - Interessados devem enviar email para escola.eventos@almg.gov.br, informando nome da atividade e do participante, CPF, endereço e telefone.

O Teatro da ALMG fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Programa - O Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo da ALMG e realizado em parceria com a TV Assembleia.