Projeto de revitalização do Velho Chico traz benefícios a MG

Comissão da ALMG participou, em Brasília, do lançamento do programa de revitalização e também visitou a Codevasf.

09/08/2016 - 18:04

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Gil Pereira (PP), participou nesta terça-feira (9/8/16) do lançamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ou Novo Chico, realizado pelo presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O programa, orçado em R$ 1,16 bilhão, foi elogiado por Gil Pereira, em especial pelos benefícios que trará para os municípios mineiros da Bacia do São Francisco. “O programa inclui investimento em saneamento básico, inclusive na Bacia do Rio das Velhas e em municípios como Curvelo (Região Central do Estado). Além disso, serão recuperadas matas ciliares em todo o trecho mineiro do rio”, afirmou o deputado.

Após a solenidade de lançamento do programa, o deputado visitou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde foi recebido pela presidente, Kênia Régia Anasenko Marcelino. O principal assunto discutido, segundo Gil Pereira, foi a necessidade de retomada das obras da barragem do rio Jequitaí (Norte de Minas). As obras foram interrompidas em 2015.

De acordo com o deputado Gil Pereira, a presidente da Codevasf afirmou que a publicação de novo edital para retomada das obras depende de uma contrapartida do governo de Minas, que estaria devendo R$ 5 milhões relativos ao empreendimento. O deputado disse ter a expectativa, no entanto, de que a questão se resolva em breve.

Consulte o resultado da visita ao Palácio do Planalto.

Consulte o resultado da visita à Codevasf.