Também será abordado na reunião o atendimento de urgência e emergência - Arquivo/ALMG

Saúde debate credenciamento e financiamento do SUS

Reunião da comissão está marcada para esta segunda-feira (8), às 9h30, no Plenarinho IV da ALMG.

05/08/2016 - 10:41 - Atualizado em 05/08/2016 - 13:18

Os processos de credenciamento de novos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) e seu teto de financiamento serão alguns dos temas discutidos nesta segunda-feira (8/8/16) pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada por seu presidente, deputado Arlen Santiago (PTB), está marcada para as 9h30, no Plenarinho IV.

O deputado Arlen Santiago pontuou que tem cobrado do governo federal a real necessidade de reajuste da tabela de procedimentos do SUS. "A audiência trará a oportunidade de apresentar informações que provam que a sua defasagem impacta diretamente na oferta dos serviços de saúde, na qualidade do atendimento e na manutenção dos equipamentos existentes", disse.

Também na reunião serão abordados o atendimento de urgência e emergência, a melhoria do diagnóstico precoce de câncer para diminuição de custos de tratamentos paliativos, além do motivo pelo qual Minas Gerais ficou fora do programa de expansão de radioterapia do Ministério da Saúde. "Diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer aumentam consideravelmente", ponderou Arlen. Ele também defendeu que a população mineira merece contar com serviços públicos qualificados, tanto quanto os outros estados do Brasil.

Convidados - Foram convidados para a reunião a diretora de Redes Assistenciais da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Dayrell; a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; o secretário de Atenção à Saúde - Ministério da Saúde/ Brasília, Francisco de Assis Figueiredo; o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior; e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), José Maurício Lima Rezende.

Ainda foram convidados o assessor Científico do Núcleo de Pesquisa do Instituto Mário Penna, Carlos Eduardo Ferreira; o assessor da presidência do Hospital da Baleia, Jorge Delbons; o procurador-geral do Hospital Ibiapaba (Cebams) - Barbacena (Região Central do Estado), Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira; a diretora-presidente do Hospital Imaculada Conceição – Curvelo (Região Central), Terezinha Madureira Conceição; e o médico oncologista Olamir Rossini Júnior.