Projeto de Integração Regional motiva audiência na ALMG
Comissão quer debater o Modal Aéreo, iniciativa da Codemig, para estimular desenvolvimento econômico do Estado.
05/08/2016 - 10:39A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (9/8/16), uma audiência pública, com o objetivo de debater o Projeto de Integração Regional no Modal Aéreo (Pirma), elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A reunião, marcada para as 10 horas, no Auditório, atende a requerimento do deputado Ulysses Gomes (PT).
De acordo com informações da assessoria do parlamentar, o projeto visa a promover a interligação de 12 municípios com a Capital para estimular o desenvolvimento econômico nos 17 territórios. A partir da segunda quinzena deste mês os municípios da primeira fase do projeto passarão a contar com voos fretados para Belo Horizonte. São eles: Curvelo, Diamantina e São João del Rei (Região Central do Estado); Divinópolis (Centro-Oeste de Minas); Juiz de Fora, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa (Zona da Mata); Patos de Minas (Alto Paranaíba); Teófilo Otoni (Vale do Mucuri); e Varginha (Sul de Minas).
Na primeira fase do Pirma, serão 60 voos semanais ligando o interior à Capital. Cada voo cobrirá em média 200 km, terá duração de 40 minutos e custará cerca de R$ 300 por passageiro. As rotas e frequências dos voos foram definidas preferencialmente para cidades não atendidas pela aviação regular. Em uma segunda etapa, serão incluídas novas localidades, além de aumentada a frequência dos voos.
Ainda segundo o deputado, a intenção é fomentar os negócios regionais, desenvolver o turismo e facilitar o deslocamento de moradores do interior a Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços disponíveis em Belo Horizonte.
Convidados – Foram chamados para participar da reunião o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac – Brasília/DF), José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz; o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero – Brasília/DF), Antônio Claret de Oliveira; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fábio Cherem; o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Rocha de Faria; e o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco.