Recital, com duo formado por Artur Andrés e Regina Amaral, começa às 20 horas, no Teatro, e terá ainda participação especial de outros músicos

Segunda Musical apresenta Viagem a Lugares Inacessíveis

Concerto místico com duo de piano e flauta é atração da próxima segunda (8), marcando os 15 anos do programa da ALMG.

04/08/2016 - 12:01 - Atualizado em 04/08/2016 - 16:16

Como parte das comemorações dos 15 anos do Segunda Musical, o programa desta segunda-feira (8/8/16) traz apresentação do concerto místico “Viagem a Lugares Inacessíveis”, com o duo  formado por Artur Andrés (flauta) e Regina Amaral (piano). O recital terá participação especial dos músicos Alexandre Andrés e Mauro Rodrigues, ambos na flauta, e começa às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O duo de flauta e piano vai apresentar músicas de seu quarto CD, inspirado no ensinamento espiritual trazido para o Ocidente pelo músico e místico George Ivanovitch Gurdjieff, na primeira metade do século XX. O Mestre G, como também era chamado, foi um guia espiritual nascido no Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, local de encontro de diferentes culturas.

Por meio de trabalhos em grupo e individuais, o mestre que motivou o trabalho do duo transmitiu formas para um novo “despertar” do homem, usando um amplo espectro de exercícios e técnicas, como meditação, leitura, reflexão, exercícios práticos de auto-observação, movimentos e danças sagradas, sendo a música um dos seus maiores legados.

“É uma música que ajuda o processo de interiorização do ser humano, numa época em que as pessoas estão muito ligadas no automatismo da vida”, convida o flautista Artur Andrés, para quem o nome do concerto remete a viagens aos mundos exterior e interior.

Músico que estreou programa volta aos palcos

Membro fundador do Uakti – Oficina Instrumental, onde durante vários anos desenvolveu um trabalho inovador e reconhecido nacional e internacionalmente, Artur é um entusiasta do Segunda Musical, tendo participado da comemoração dos cinco e dez anos do programa. “O mais interessante é que ele abre espaço à música e aos jovens músicos num País ainda tão carente desse tipo de iniciativa”, avalia Artur, doutor em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor de flauta da universidade desde 1983.

Para o artista, o Segunda Musical vem ganhando ao longo dos anos importância especial, sobretudo, para artistas da nova geração ou recém-formados, que têm no programa da ALMG uma oportunidade de se mostrarem ao público. “O teatro, mesmo pequeno, tem um bom piano e uma acústica que atende perfeitamente. Desejo longevidade a esse programa”, aprova o músico. Atuando há mais de 30 anos como recitalista e camerista, ele também já trabalhou com artistas consagrados, como Milton Nascimento, Paul Simon, Philip Glass, Ney Matogrosso, Zélia Ducan e o Grupo Corpo.

Já a pianista Regina Amaral, que estará ao lado do flautista no duo, toca desde os oito anos de idade e graduou-se em piano pela Escola de Música da UFMG, na qual foi professora das cadeiras de Piano e Música de Câmara. Também desenvolvendo um amplo trabalho como recitalista e camerista, ela concluiu com nota máxima seu mestrado em música de câmara na Alemanha, em 1982. Com o duo de flauta e piano fez apresentações nos EUA, França, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Chile por três anos consecutivos, e ainda em diferentes cidades brasileiras.

Participação - A apresentação especial de Alexandre Andrés (flauta) no concerto mostrará ao público um artista reconhecido como um dos mais promissores da nova geração em Minas. Cantor, violonista, flautista, compositor e arranjador, ele tem feito trabalhos tanto no âmbito da música instrumental quanto das canções, feitas em parceria com o letrista mineiro Bernardo Maranhão. Em 2009, venceu duplamente o Prêmio BDMG Instrumental, nas categorias “Melhor Arranjo” e “Melhor Composição”, e foi um dos ganhadores do Prêmio Natura.

Mauro Rodrigues, por sua vez, que também estará na flauta, é graduado no instrumento pela Escola de Musica da UFMG, na qual é professor. Doutor em Artes Cênicas também pela UFMG, tem atuado ao lado de artistas como Nivaldo Ornelas, Cleber Alves, Adélia Prado, Maria Schneider, Hermeto Paschoal, Milton Nascimento, Nelson Ayres, Juarez Moreira, Toninho Horta e Tavinho Moura. Como compositor, arranjador e instrumentista tem diversos trabalhos autorais, como a trilha dos filmes documentários “O Homem Roxo”, "Misturada Orquestra", e "Presépio Pipiripau – o mundo de Raimundo Machado”.

Assembleia Cultural - O Segunda Musical integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular. O programa marca a atuação da Assembleia de Minas na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura mineira.

Teatro - O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O Segunda Musical também é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, 1 hora da manhã. Os programas também estão disponíveis no YouTube, no canal da ALMG.

Mais informações sobre o espetáculo.