Na reunião, foi ressaltada a necessidade de fomentar a cultura do empreendedorismo

Temas para o fórum sobre startups são discutidos

Durante a segunda reunião preparatória, participantes apontaram as questões a serem abordadas no evento.

26/07/2016 - 12:45

O papel das startups no processo de inovação tecnológica, sua conceituação e o fomento à cultura do empreendedorismo, entre outros temas, vão pautar fórum técnico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cujo objetivo é apresentar propostas que poderão ser incorporadas ao Projeto de Lei (PL) 3.578/16.

A proposição, de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro (ambos do PSDB), pretende estabelecer políticas de incentivo ao desenvolvimento das startups no Estado. Em reunião preparatória, realizada nesta terça-feira (26/7/16), foram discutidos os prováveis eixos temáticos do evento, a ser promovido no segundo semestre deste ano. 

Entre as questões levantadas para compor as temáticas do fórum técnico, foram destacadas por gestores públicos e representantes da sociedade civil a necessidade de construir um conceito capaz de abarcar empreendimentos dos diversos segmentos econômicos de Minas Gerais.

Também tiveram destaque a complexidade e singularidades desse modelo de negócio; a atuação dos atores como as agências de fomento, os investidores e as instituições de pesquisa; bem como os aspectos legais e a incorporação da cultura do empreendedorismo à formação escolar.

Antônio Carlos Arantes salientou que, após a realização do fórum técnico, o PL voltará a tramitar na Assembleia. Para ele, a proposição não deve encontrar “resistência” de qualquer grupo político, uma vez que se constitui como um “projeto popular e de grande relevância para a diversificação e o desenvolvimento da economia mineira”.

O parlamentar espera aprová-lo até o fim deste ano, sendo que a plenária final do fórum está prevista para acontecer entre os dias 23 e 25 de novembro, em Belo Horizonte.

A próxima reunião preparatória do evento será realizada na terça-feira (2/8/16), às 9h30, no 4º andar do edifício Tiradentes (Rua Rodrigues Caldas, 79, Santo Agostinho).