A cerimônia de posse foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte

Presidente da ALMG participa de posse da presidência do TJMG

Atender demandas do Judiciário em meio a crise será grande desafio para direção, afirma desembargador Herbert Carneiro.

04/07/2016 - 09:44

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou da solenidade de posse coletiva dos membros da direção do Poder Judiciário do Estado. A cerimônia foi realizada na noite da última sexta-feira (1º/7/16), no Grande Teatro do Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte.

Os dirigentes foram eleitos em 25 de abril para exercer os mandatos no biênio 2016/2018. Tomaram posse estes desembargadores, nos seguintes cargos: Herbert José Almeida Carneiro, como presidente; Geraldo Augusto de Almeida, 1º vice-presidente; desembargador Wagner Wilson Ferreira, 2º vice-presidente; Saulo Versiani Penna, 3º vice-presidente; André Leite Praça, corregedor; e ainda, a desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro, no cargo de vice-corregedora.

Processos - Em entrevista antes de tomar posse, Herbert José Carneiro abordou os desafios que o aguardam à frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que tem hoje 6,4 milhões de processos aguardando decisão. Ele informou que sua primeira medida deve ser a elaboração do orçamento do Judiciário, em conjunto com o Governo do Estado.

Devido à crise econômica, a expectativa é de, pelo menos, manter o valor de 2016, de R$ 6,5 bilhões para pagamento de pessoal, custeio e investimentos. Segundo o novo presidente, das 296 comarcas mineiras, cerca de 100 têm problemas como falta de juízes. No último concurso, em 2015, 75 juízes foram aprovados, mas o TJMG só nomeou 20; e entre 400 servidores aprovados, apenas 30.

Ainda na entrevista, o desembargador Herbert Carneiro disse que vai divulgar, nos próximos dias um conjunto de propostas da nova gestão, entre elas, modernizar e informatizar as comarcas, além de priorizar a humanização do sistema prisional.