Presidente da ALMG participa de posse da presidência do TJMG
Atender demandas do Judiciário em meio a crise será grande desafio para direção, afirma desembargador Herbert Carneiro.
04/07/2016 - 09:44O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou da solenidade de posse coletiva dos membros da direção do Poder Judiciário do Estado. A cerimônia foi realizada na noite da última sexta-feira (1º/7/16), no Grande Teatro do Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte.
Os dirigentes foram eleitos em 25 de abril para exercer os mandatos no biênio 2016/2018. Tomaram posse estes desembargadores, nos seguintes cargos: Herbert José Almeida Carneiro, como presidente; Geraldo Augusto de Almeida, 1º vice-presidente; desembargador Wagner Wilson Ferreira, 2º vice-presidente; Saulo Versiani Penna, 3º vice-presidente; André Leite Praça, corregedor; e ainda, a desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro, no cargo de vice-corregedora.
Processos - Em entrevista antes de tomar posse, Herbert José Carneiro abordou os desafios que o aguardam à frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que tem hoje 6,4 milhões de processos aguardando decisão. Ele informou que sua primeira medida deve ser a elaboração do orçamento do Judiciário, em conjunto com o Governo do Estado.
Devido à crise econômica, a expectativa é de, pelo menos, manter o valor de 2016, de R$ 6,5 bilhões para pagamento de pessoal, custeio e investimentos. Segundo o novo presidente, das 296 comarcas mineiras, cerca de 100 têm problemas como falta de juízes. No último concurso, em 2015, 75 juízes foram aprovados, mas o TJMG só nomeou 20; e entre 400 servidores aprovados, apenas 30.
Ainda na entrevista, o desembargador Herbert Carneiro disse que vai divulgar, nos próximos dias um conjunto de propostas da nova gestão, entre elas, modernizar e informatizar as comarcas, além de priorizar a humanização do sistema prisional.