Mobilização pela cultura deve continuar após fórum técnico
Etapa final do evento começa na quarta (8). Organizadores querem garantir engajamento constante dos participantes.
02/06/2016 - 16:10 - Atualizado em 02/06/2016 - 17:05A comissão organizadora do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, formada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e diversas entidades do setor, realizou nesta quinta-feira (2/6/16) a última reunião antes da etapa final do evento. Todos os participantes elogiaram o processo de preparação do fórum, mas demonstraram preocupação quanto ao cenário político atual.
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, que participou de todos os 12 encontros regionais do fórum, acredita que a configuração atual do Ministério da Cultura, extinto e recriado em seguida pelo governo interino de Michel Temer, não é a mais adequada e requer vigilância constante. "Atravessamos um momento crítico na história do Brasil. Precisamos prever, na plenária final, um espaço para manifestações sobre a política nacional da área. Que daqui saia uma posição formal sobre toda essa situação", disse.
A preocupação em relação ao futuro da política cultural no Brasil foi reforçada pelo representante da Cooperativa de Música de Minas Gerais, Makeli Oliveira Gomes. O músico, que participa da ocupação do prédio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Belo Horizonte, em protesto contra as decisões tomadas por Michel Temer sobre o setor, afirmou que os manifestantes participarão da plenária final. "Não reconhecemos esse novo Ministério, da forma como ele veio. De nada adianta construirmos um belo plano, se ele não sair do papel", criticou Makeli.
Plenária - Na etapa final, que será realizada de 8 a 10 de junho, no Plenário, será avaliado um documento com 84 novas propostas para o Projeto de Lei 2.805/15, do Executivo, que trata do Plano Estadual de Cultura. Todas as discussões ocorridas nos eventos regionais vão subsidiar a apreciação da matéria na Assembleia.
No Portal da Assembleia, o interessado pode se inscrever para a atividade e consultar a programação completa do evento. As inscrições individuais podem ser feitas até as 15 horas de 7 de junho.