Estão em greve docentes, discentes e servidores técnico-administrativos - Arquivo/ALMG

Unimontes está em greve há mais de um mês

Comissão de Educação ouve as reivindicações das três categorias envolvidas na paralisação da universidade estadual.

10/06/2016 - 11:16 - Atualizado em 10/06/2016 - 16:57

A pauta de reivindicação dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em greve geral desde 2 de maio, será tema de audiência pública desta terça-feira (14/6/16) da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), está marcada para as 13h30, no Teatro.

A greve na universidade situada no Norte de Minas está sendo feita por três categorias da universidade: docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. A pauta do movimento pede a recomposição salarial e da carreira dos professores, a assistência estudantil, como bolsa-permanência e jornada e remuneração dos estagiários; a nomeação dos aprovados em concurso público docente; realização de concurso para servidores técnico-administrativos e uma reforma administrativa interna, com criação de ouvidoria e guarda universitárias, entre outras reivindicações.

"Como um dos principais defensores dos direitos dos servidores e da educação pública de qualidade aqui na ALMG, a categoria me procurou e de pronto passei a estudar a situação. A nossa missão agora é articular com o governo o que é possível fazer para acabar com a greve atendendo as reivindicações", disse Rogério Correia.

Convidados – Foram convidados para a reunião os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa da Silva Júnior; e de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon Moraes Júnior; o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela; o presidente da Associação dos Docentes da Unimontes - Montes Claros, Gilmar Ribeiro dos Santos; o presidente da Associação dos Docentes da Uemg – Aduemg, Emmanuel Almada; e o representante do DCE - Unimontes - Montes Claros, Bruno Rocha Santos.