Comissões vão debater crise na suinocultura e avicultura
Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e Agroindústria se reúnem nesta terça-feira (14).
10/06/2016 - 11:11Em razão do aumento do preço do milho no mercado, os setores de suinocultura e avicultura mineiras vêm passando por dificuldades. Para debater o tema, as Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão se reunir em audiência pública conjunta nesta terça-feira (14/6/16), às 14h45, no Plenarinho IV.
O autor do requerimento para a audiência é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB). De acordo com o parlamentar, esses segmentos da economia rural precisam de especial atenção, pois dependem diretamente do milho, produto que tem sofrido altas no preço.
“Do ano passado até hoje, o preço do saco do milho quase dobrou e isso tem se tornado um empecilho para a suinocultura e avicultura, deixando o produtor em situação instável e negativa”, justifica o parlamentar.
Convidados – Foram convidados o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o superintendente interino do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Superintendência de Agricultura em Minas Gerais, Dermeval Silva Neto; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Borges Simões; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Ernesto Scucato; a presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Antônio Ferraz de Oliveira; e o presidente da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Antônio Carlos Vasconcelos Costa.