Bonifácio Mourão acredita que mandato do governador será suspenso
Para Arantes, reforma não vai significar economia ao governo
Elismar Prado destacou ação que beneficia pequenos agricultores

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 7/6/16

Deputados abordaram a reforma administrativa proposta pelo Executivo, além de ação para incentivo à agricultura familiar.

07/06/2016 - 19:40

Governador
O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) tratou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender inquérito que investiga o governador Pimentel, na operação Acrônimo, até que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analise recurso que pede que a Assembleia Legislativa decida se ele pode virar réu no processo. “Tudo indica que a corte superior vai receber denúncia e suspender mandato do governador”, ressaltou. Mourão também abordou a reforma administrativa proposta pelo Executivo e criticou, entre outros aspectos, a proposta de extinção da Ouvidoria-Geral. Em aparte, Sargento Rodrigues (PDT) salientou a delação premiada do empresário Bené e disse que os deputados da base do governo não querem discutir o assunto. Também em aparte, Antônio Jorge (PPS) convidou para audiência da Comissão de Saúde, nesta quarta (8/6/16), às 14 horas. Paulo Guedes (PT), em outro aparte, enfatizou a importância de debater o contraditório.

 

Reforma Administrativa
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) também destacou a reforma administrativa proposta pelo Executivo. De acordo com o parlamentar, há pontos obscuros nos projetos e não há a certeza de que eles irão contribuir para a diminuição de despesas. “Quando se fala em extinguir mais de 60 mil cargos, eles já estão vagos. A reforma é uma piada. O governo deveria ter medidas mais fortes”, comentou. Ele enfatizou ainda que os produtores rurais passam por muitas dificuldades e que a área da saúde também precisa de mais atenção. Em aparte, Arlen Santiago (PTB) fez um apelo para que o Governo do Estado mantenha os programas sociais, além de ter criticado a reforma administrativa. Sargento Rodrigues, em outro aparte, enfatizou que é preciso repensar o modelo político atual. Também em aparte, Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) foi crítico em relação à reforma administrativa, sobretudo, quanto à proposta que pretende acabar com a Imprensa Oficial do Estado.

 

Agricultura familiar
O deputado Elismar Prado (sem partido) recordou encontro realizado, nesta segunda (6), com pequenos agricultores do Estado. Na ocasião, foram entregues, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), kits feira para inscritos no Programa de Apoio às Feiras Livres. Foram entregues kits com mais de 5.600 itens a 53 municípios. Entre esses itens, estão barracas, jalecos, caixas plásticas e balanças eletrônicas. “A iniciativa pretende oferecer dignidade aos pequenos produtores, agregar valor ao produto, gerar emprego e renda e melhorar as condições do setor”, salientou. O deputado lembrou também da importância de lei federal, originária de projeto de sua autoria, quando foi deputado federal, que ampliou o fornecimento da merenda escolar para os alunos do ensino médio. Segundo o parlamentar, dos cerca de R$ 3 milhões investidos em programa de alimentação escolar, 30% são destinados a compras diretas dos pequenos produtores.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.