Insegurança na região da Fumec, na Capital, motiva audiência
Comissão de Segurança Pública promove reunião nesta terça-feira (7), na universidade, em busca de soluções.
03/06/2016 - 12:03A criminalidade crescente na região da Universidade Fumec, Zona Sul de Belo Horizonte, e a necessidade de melhorar o policiamento no local motivam reunião da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (7/6/16). A Comissão de Segurança Pública, atendendo a requerimento do seu presidente, deputado Sargento Rodrigues (PDT), vai discutir a questão a partir das 17 horas, no Auditório da Fumec. O endereço é Auditório Phonex, na Rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro.
Segundo o requerimento de Sargento Rodrigues, há relatos de ações criminosas diárias contra alunos da Fumec, que fica próxima a uma importante avenida de Belo Horizonte, a Afonso Pena. Os estudantes mencionam ocorrências de furtos e roubos aos usuários de transporte nos pontos de embarque, em estabelecimentos comerciais perto da universidade e nos locais de estacionamento de veículos.
Também de acordo com o requerimento, em 12 de abril, aproximadamente às 20 horas, consumidores que estavam em estabelecimento comercial na região foram vítimas de “arrastão”, uma tática de roubo coletivo. Ainda conforme a solicitação, o site “Onde Fui Roubado” indicou a Avenida Afonso Pena como local de reclamação frequente entre os usuários. O site foi criado com o objetivo de oferecer aos internautas um espaço para compartilhar informações sobre os pontos de risco da cidade.
Convidados - Foram convidados o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o delegado chefe da Delegacia Regional Sul, Frederico Raso Lopes Abelha; o delegado titular da 3º Delegacia de Policia Regional Sul, Samuel Nery; o comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates.
Além desses, também foram chamados para a reunião o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Araújo de Lacerda; o diretor-presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil / Seção MG (OAB/MG), Antônio Fabrício Gonçalves; o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Humberto de Abreu Júnior; o secretário de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, Hélio dos Santos Júnior; e o professor da Fumec Fernando da Cruz Coelho, representando o reitor da universidade, Fernando de Melo Nogueira.