Funcionamento do Hospital do Barreiro pauta visita e reunião
Comissão de Assuntos Municipais irá ao local nesta segunda (6), às 11 horas; audiência está marcada para terça (7).
03/06/2016 - 12:02Com o objetivo de conhecer e debater o funcionamento do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, conhecido como Hospital do Barreiro, na Capital, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá realizar uma visita ao local e uma audiência pública. A primeira atividade será nesta segunda-feira (6/6/16), às 11 horas, já a reunião será nesta terça (7), às 10 horas, no Auditório. O endereço do hospital é Rua Dona Luiza, 311, bairro Milionários.
Segundo o autor do requerimento, deputado Fred Costa (PEN), que preside a comissão, as iniciativas têm o objetivo de cobrar o amplo funcionamento do Hospital Metropolitano do Barreiro, que atualmente opera com 10% de sua capacidade. O parlamentar acrescentou que a unidade foi concluída apenas em dezembro de 2015, embora a previsão de entrega fosse em 2012.
“Seis meses depois da inauguração, apenas o primeiro dos 12 andares do hospital está operando. De lá para cá, enfrentamos uma das piores epidemias da história, com elevado número de casos de dengue, de zika e de chikungunya, e nem assim a Prefeitura de Belo Horizonte se prestou a agilizar o funcionamento do restante de uma unidade que custou tanto dinheiro público para ficar pronto”, destacou o parlamentar.
Convidados - Foram convidados para a visita e para a audiência o secretário de Estado de Saúde, Luiz Sávio de Souza Cruz; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o coordenador da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, promotor Nélio Costa Dutra Júnior; o defensor público de Minas Gerais, Camilo Angelus Prates de Almeida; e o secretário de Governo de Belo Horizonte, Vítor Mário Valverde.
Também foram chamados o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior; o secretário de Administração Regional Barreiro, Aristides José Vieira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Wilton Rodrigues; o presidente do Conselho Distrital de Saúde do Barreiro, Gentil Soares de Almeida; e o membro da Assembleia Popular Horizontal do Barreiro, Bruno Vieira de Andrade.
Para a audiência também foi convidado o diretor executivo do Hospital Metropolitano, Flávio Márcio Leopoldino Duffles.