Escola de Saúde Pública será homenageada nesta quinta (2/6)
Instituição voltada para qualificação dos profissionais da saúde de Minas completa 70 anos de fundação nesta semana.
01/06/2016 - 15:06A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) recebe homenagem da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (2/6/16), às 9 horas, no Plenarinho I. A homenagem foi solicitada pelo deputado licenciado Ricardo Faria (PCdoB), atualmente no cargo de secretário de Estado de Turismo, que julgou importante entregar o diploma de votos de congratulações para a instituição, a qual completa 70 anos de atuação nesta sexta (3/6).
O presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), deu seu depoimento sobre a homenagem à ESP-MG: “Destaco o brilhante trabalho da entidade, voltado ao desenvolvimento humano. Ao longo desses 70 anos, ela vem dando uma formação digna a servidores da saúde pública. Por outro lado, a escola se mantém jovem, porque se reinventa a todo tempo, cumprindo o desafio de buscar uma melhor qualidade de vida e uma sociedade mais justa, onde todos tenham acesso à saúde”.
No seu requerimento, Ricardo Faria afirma que a ESP-MG vem contribuindo ao longo dos anos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualificação dos profissionais da área em Minas. O secretário destaca que a Escola de Saúde Pública mantém-se comprometida com a luta pela melhoria da qualidade de vida da população.
Ainda segundo o secretário de Estado, a instituição qualifica profissionais do SUS em diversas temáticas como auditoria de serviços, urgência e emergência, assistência farmacêutica e saúde da família. Ricardo Faria apresentou alguns números da ESP-MG, até 2014: cerca de 190 mil profissionais da saúde qualificados na modalidade presencial, de mais de 700 municípios mineiros, envolvendo mais de 9 mil docentes, técnicos em atividades educacionais de aperfeiçoamento, formação e especialização profissionais.
Ricardo Faria acrescenta que essa atuação será ampliada com a incorporação do Canal de Minas Saúde, um portal de educação a distância, que já oferece mais de 30 cursos virtuais. “A ESP-MG avança para além de suas fronteiras, dando um salto tecnológico e educacional para garantir o acesso de todos os profissionais de saúde às ações educacionais necessárias à qualificação do serviço de saúde”, completa.