Comissão de Saúde visita a Funed nesta quarta-feira (1º/6)
Atividade está marcada para as 9 horas e tem o objetivo de tratar da produção de medicamentos e vacinas.
25/05/2016 - 11:50 - Atualizado em 02/06/2016 - 08:53PRONTO. PUBLICAR APÓS A CHEGADA DO QUADRO.
Os parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta quarta-feira (8/6/16), às 9 horas, uma visita à Fundação Ezequiel Dias (Funed). O deputado Carlos Pimenta (PDT), que solicitou a ida da comissão ao local (Rua Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira, Belo Horizonte), quer tratar da produção de medicamentos e vacinas, assim como da incineração de medicamentos estocados e vencidos.
Na reunião em que teve seu requerimento aprovado, o parlamentar fez críticas contundentes à incineração de mais de 40 toneladas de medicamentos vencidos que estavam armazenados na Funed. Segundo ele, a atual gestão já chegou a produzir mais de 40 tipos de medicamentos e hoje só produz a vacina de hepatite.
Para o presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), debater a produção de medicamentos e de vacinas é fundamental para a implementação de políticas de assistência farmacêutica condizentes com o momento de constantes transformações que vivemos. "Inovações e tecnologias surgem em alta velocidade e geram grandes desafios e responsabilidades em nossa tarefa de assegurar qualidade, segurança e eficiência nos produtos e insumos para a saúde", diz.
O parlamentar afirma, ainda, que da mesma maneira, a incineração de medicamentos estocados e vencidos, também conhecida como coleta de medicamentos inservíveis, ou logística reversa, praticada desde o ano de 2014 pela Fundação Ezequiel Dias, precisa ser analisada para que não haja dúvidas quanto ao descarte de medicamentos vencidos ou sem condições de uso.