Especialistas explicam como garantir uma gestão eficiente dos resíduos sólidos - Arquivo/ALMG

Segundo Panorama da série aborda o tratamento do lixo

TV Assembleia produz programas especiais sobre os desafios das cidades mineiras.

24/05/2016 - 11:24

O programa Panorama, da TV Assembleia, está produzindo uma série especial para mostrar os principais desafios enfrentados pelas cidades mineiras. O objetivo é ajudar o eleitor a refletir sobre o município em que vive e contribuir para que ele faça uma escolha consciente nas eleições de outubro. No segundo programa da série, que estreia nesta quarta (25/5/16), às 8h30, o tema em discussão é o tratamento do lixo.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.

No estúdio, dois especialistas explicam o que os municípios precisam fazer para garantir uma gestão eficiente dos resíduos sólidos. Os convidados são o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raphael Tobias de Vasconcelos Barros; e o gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Francisco Pinto da Fonseca.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os municípios brasileiros deveriam ter eliminado os lixões até 2 agosto de 2014. O prazo venceu há mais de 21 meses, e muitas cidades ainda não conseguiram cumprir a norma. Um levantamento da Feam aponta que, em 2015, os lixões ainda estavam presentes em 246 municípios mineiros.

As cidades que investiram na implantação de aterros sanitários também têm muitos desafios pela frente. Elas precisam reduzir a quantidade resíduos produzidos diariamente e garantir a separação e destinação correta dos materiais recicláveis.

Reprises - O Panorama tem reprises às 19h30 desta quarta (25) e a uma hora da manhã de quinta (26).