A maior dificuldade dos bombeiros foi impedir a retomada do fogo, uma vez que as paredes do prédio eram revestidas de material inflamável

Bombeiros combateram incêndio em prefeitura durante 7 dias

Militares receberam diplomas de voto de congratulações na ALMG por esforço na Prefeitura de Santa Luzia.

24/05/2016 - 17:49 - Atualizado em 24/05/2016 - 21:01

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, nesta terça-feira (21/5/2016), 122 bombeiros militares do 1º, 2º e 3º Batalhão (BM), do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), da Companhia Independente de Resgate, da Academia de Bombeiros Militar, do Comando Operacional de Bombeiros (Cobom) e do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar. Há ainda uma servidora civil entre os homenageados.

Direta ou indiretamente, todos eles atuaram no combate ao incêndio ocorrido na Prefeitura de Santa Luzia (RMBH), em setembro do ano passado, e receberam diplomas de voto de congratulações. O fato aconteceu em um dos cinco prédios de um complexo de 40 mil metros quadrados, onde funcionavam quatro secretarias municipais. Ninguém se feriu. A maior dificuldade dos bombeiros foi impedir a retomada do fogo, já que as paredes do prédio afetado eram revestidas de material inflamável, o que levou ao trabalho ininterrupto por vários dias.

O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), disse que a homenagem materializa o reconhecimento e o agradecimento, em nome do Poder Legislativo e do povo, a esses “bravos heróis anônimos”. “Os bombeiros são profissionais extremamente queridos por toda a população. Eles têm a missão de socorrer e salvar, uma missão de proteger a vida”, disse.

Cabo Júlio (PMDB), autor do requerimento para a homenagem, se disse honrado de participar da reunião. Foi exibido um vídeo para mostrar o esforço dos bombeiros durante os sete dias de combate às chamas. “Fiz questão de convidar todos os envolvidos. A Assembleia tem o dever de fazer esse reconhecimento e dar visibilidade em homenagem pública”, declarou.

A soldado BM Carolina Maria Viriato Freitas falou em nome dos agraciados. Ela reconheceu a contribuição de todos os presentes na ação e agradeceu a oportunidade oferecida pela comissão para que todos pudessem se reunir novamente em um momento festivo. Já o coronel BM Cláudio Roberto de Souza, representando o Comando Geral dos Bombeiros, pediu que todos ficassem de pé para aplaudir os homenageados por seu esforço e profissionalismo.

Consulte o resultado da reunião.