Comissão de Cultura vai visitar escola centenária em Sabará
Deputados pretendem apurar estágio de restauração de imóvel histórico tombado pelo Iphan e interditado desde 2012.
11/05/2016 - 18:50A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (11/5/16), requerimento do deputado Wander Borges (PSB) para que seja feita uma visita, juntamente com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, à Escola Estadual Paula Rocha, localizada no município de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Segundo o parlamentar, o propósito é verificar a situação das obras de reforma da instituição, que foi interditada em 2012 devido ao estado do imóvel, uma edificação histórica que remonta ao início do século passado, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Durante a reunião, também foi aprovado o envio de manifesto à Presidência da República, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, em defesa da manutenção do Ministério da Cultura como órgão independente na estrutura da administração pública federal. O requerimento é de autoria do deputado Bosco (PTdoB), presidente da comissão, Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), Wander Borges e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).
Segundo o documento, a criação do ministério, em 1995, foi um dos marcos da democratização do País, uma vez que o órgão é de extrema importância para os segmentos culturais e para o povo brasileiro. Bosco reforçou, após a leitura do manifesto, que a existência de um ministério específico é o caminho para a valorização e o resgate da cultura brasileira.