Deputados vão discutir aumento da reserva de água na agricultura irrigada - Arquivo/ALMG

Uso de água na agricultura irrigada preocupa deputados

Parlamentares pretendem discutir medidas que conciliem atividades econômicas com uso sustentável dos recursos hídricos.

06/05/2016 - 15:58

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debaterá em audiência pública a regularidade ambiental na reserva de água e a agricultura irrigada. A reunião acontecerá na próxima quarta-feira (11/6/16), às 15 horas, no Auditório, e atende ao requerimento dos deputados Fabiano Tolentino (PPS), presidente da comissão, Inácio Franco (PV), Nozinho (PDT), Emidinho Madeira (PSB), Rogério correia (PT) e Antônio Carlos Arantes (PSDB).

O deputado Rogério Correia reforça a importância de estender este debate a todo o Estado. "É fundamental a participação da Assembleia na discussão sobre a regularização ambiental dos recursos hídricos, a fim de que possamos garantir a preservação da água e garantir uma agricultura irrigada sustentável", destacou.

Para o deputado Inácio Franco, a agricultura irrigada vem ganhando força nos últimos anos, tornando-se uma atividade econômica de grande importância para o País. "É preciso uma busca constante de alternativas para que a irrigação seja cada vez mais racional, sem consumo excessivo de água. Aliada a isso, é necessário fazer com que a própria agricultura se torne sustentável e eficiente. Precisamos discutir maneiras de aumentar a capacidade de reserva de água, um debate que se torna cada vez mais necessário, devido às consequências econômicas e sociais da crise hídrica que enfrentamos nos últimos anos", apontou.

Convidados - Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura (Seapa), Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima Virgílio; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Luiz Sávio de Souza Cruz; o subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Luiz Ronaldo Carvalho; e, ainda, o superintendente de Regulação e o coordenador de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), respectivamente, Rodrigo Flecha Ferreira Alves e Antônio Felix Domingues.

Também foram convidados o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Amarildo José Brumano Kalil; e a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho.