Presidente do Tribunal de Justiça é homenageado na ALMG

O desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes receberá o título de cidadão honorário do Estado, nesta segunda (9).

06/05/2016 - 11:50 - Atualizado em 06/05/2016 - 15:23

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário, nesta segunda-feira (9/5/16), às 20 horas, para homenagear o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes. O evento, que atende a requerimento do deputado Bonifácio Mourão (PSDB), destina-se à entrega de título de cidadão honorário ao magistrado e contará com a apresentação do Quarteto de Cordas da Polícia Militar de Minas Gerais.

Natural de Caçapava, em São Paulo, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes é mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor universitário e atuou como promotor nas comarcas de Silvianópolis (Sul de Minas), Mantena (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Belo Horizonte, e como juiz nas comarcas de Mantena, Ituiutaba (Triângulo Mineiro) e Belo Horizonte.

Em 2006, foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG pelo critério de merecimento e assumiu a presidência do Conselho dos Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, mediante eleição unânime, para o biênio 2015/2017. Desde 2000, é docente na área de Direito no Centro Universidade de Belo Horizonte (Uni-BH). Em 30 de junho de 2014, assumiu o cargo de presidente do TJMG.

Ao longo de sua carreira, foi agraciado com diversas condecorações, como o “Colar do Mérito Judiciário”, do Tribunal Superior do Trabalho; as Medalhas “Presidente Juscelino Kubitschek”, graus Medalha de Honra e Grande Medalha, “Santos Dumont”, Graus Prata e Ouro, “Medalha da Inconfidência”, “Dia do Estado de Minas Gerais”, “Mérito da Defesa Civil” e “Comenda Teófilo Otoni”, todas conferidas pelo Governo de Minas; “Ordem do Mérito Legislativo”, da ALMG, entre outras homenagens.