A reprodução digital do painel Tiradentes tem 11,5 metros e está exposta em frente ao Salão Nobre da ALMG
A reedição dos Autos de Devassa foi impressa em parceria com a Imprensa Oficial

Assembleia lança obras em homenagem aos inconfidentes

Em solenidade, foram apresentados os Autos de Devassa e a reprodução do painel Tiradentes, de Candido Portinari.

27/04/2016 - 20:39 - Atualizado em 29/04/2016 - 18:47

Como parte das comemorações da Inconfidência Mineira e do Dia de Tiradentes (21 de abril), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, na noite desta quarta-feira (27/4/16), duas contribuições para a história e a cultura do Estado: a reedição dos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira e a reprodução do painel Tiradentes, de Candido Portinari. A solenidade contou com a presença de diversos parlamentares, autoridades estaduais e personalidades do setor, entre elas o 2º-vice-presidente da ALMG, deputado Lafayette de Andrada (PSD), o secretário de Estado de Cultura de Minas, Angelo Oswaldo, e a artista plástica Yara Tupinambá.

A reedição dos Autos de Devassa, impressa em parceria com a Imprensa Oficial de Minas Gerais, contém a reprodução de um manuscrito original do século XVIII, com as fases do processo judicial movido pela Coroa Portuguesa contra Tiradentes e os demais inconfidentes, que resultou na condenação à morte de Tiradentes. A obra é composta por 11 volumes e faz parte do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultura de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, coordenado pelo deputado Lafayette de Andrada.

Durante o lançamento da coleção, o parlamentar relembrou as edições anteriores dos Autos de Devassa, na década de 1930 e, posteriormente, em 1970. Esta reedição é uma reprodução da versão de 70 e o deputado destacou os trabalhos feitos pelos historiadores naquela época, que agregaram novos documentos e pesquisas, resultando nos 11 volumes, 4 a mais do que na edição de 1930. Nesta reedição, a tiragem foi de 700 exemplares, totalizando 7.700 volumes.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, ressaltou a importância do lançamento de uma obra que aborda um movimento importante da história mineira e nacional. Lembrou ainda que existe a versão digital, disponível no site criado pela Imprensa Oficial, mas que os livros impressos são fundamentais para pesquisadores e historiadores.

Painel retrata fatos da Inconfidência Mineira

Ainda durante a solenidade, foi lançada a reprodução digital do painel Tiradentes, que tem 11,5 metros e está exposta em frente ao Salão Nobre da ALMG. O original, que tem 17 metros, está no Memorial da América Latina, em São Paulo, Estado proprietário da obra. O painel foi encomendado a Portinari, na década de 40, para o saguão de entrada do Colégio Cataguases, projetado por Oscar Niemeyer na cidade mineira de mesmo nome, na Zona da Mata.

Composta por três telas justapostas, a pintura retrata acontecimentos da Inconfidência Mineira e do julgamento dos inconfidentes. Lafayette de Andrada pontuou que agora a reprodução digital encontra-se no prédio da ALMG, que tem o nome de Palácio da Inconfidência. Angelo Oswaldo também ressaltou esse fato, mas disse que o ocorrido com o painel original deve servir de alerta para que outras obras como essa não saiam de Minas Gerais e que o patrimônio mineiro seja mantido.

Além das autoridades citadas, participaram do lançamento o 1°-secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes (PT), a deputada Celise Laviola (PMDB) e os deputados Bosco (PTdoB), Cássio Soares (PSD), Gil Pereira (PP), Roberto Andrade (PSB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Tiago Ulisses (PV), Gustavo Corrêa (DEM), Isauro Calais (PMDB) e João Alberto (PMDB), o diretor da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, além de membros do conselho editorial da coleção: o procurador-geral da ALMG, Bruno de Almeida Oliveira; o assessor técnico da Minoria, Sabino José Fortes Fleury; o juiz Marcos Henrique Caldeira Brant e o historiador Amilcar Viana Martins Filho. A solenidade também foi prestigiada por servidores, gerentes e diretores da ALMG, entres eles o diretor-geral, Cristiano Felix.